“O campeonato não vai parar”, garante Governo da Grécia

O pedido de suspensão da Liga feito pelo AEK de Atenas, depois da violência verificada nos recintos desportivos, foi recusado.

Foto
Jogos entre principais clubes marcados pela violência Yorgos Karahalis

“Se esperássemos pelas decisões judiciais, precisaríamos de duas épocas para terminar [esta temporada] ”. Foi desta forma que o ministro-adjunto dos Desportos grego, George Vassiliadis, respondeu na manhã desta quinta-feira ao apelo, de terça feira-passada, feito pelo AEK de Atenas. Numa entrevista dada ao canal de televisão grego Action24, o governante pediu respeito pelas decisões judiciais que irão ser tomadas.

“O campeonato apenas poderá ser interrompido pelo ministério se existirem riscos à segurança. Tudo o resto é matéria para Federação e para a Liga”, explica George Vassiliadis. O político acrescenta ainda que, mesmo existindo motivos de força maior, “não seria fácil parar o campeonato”, devido às “muitas datas” que têm de ser cumpridas.

Na carta endereçada ao ministro-adjunto, o clube ateniense requisitou a interrupção da Liga helénica enquanto as sanções — relativas à violência dos adeptos nos recintos desportivos — não fossem definidas e aplicadas. Os dirigentes do clube referem o facto de as sanções — que envolvem perda de pontos — terem impacto na tabela classificativa, num momento em que entramos na recta final do campeonato, 

Os jogos que motivaram o pedido de suspensão

De relembrar que o clássico PAOK-Olympiacos do passado domingo não se realizou devido ao arremesso de um objecto das bancadas que feriu o treinador da equipa visitante, Óscar García. Também a 4 de Fevereiro, os adeptos do Olympiacos invadiram o terreno de jogo, na partida que opunha os heptacampeões ao AEK de Atenas. No caso deste segundo jogo, os tribunais decidiram castigar o Olympiacos com a perda de três pontos, multa de 90 mil euros e dois jogos à porta fechada. Imediatamente após a sentença, o clube apresentou um recurso, que suspendeu provisoriamente a aplicação das sanções.

Estes dois jogos eram — implicitamente — o motivo principal da carta, visto que visam os três candidatos ao título deste ano. A curta distância pontual — o PAOK tem, actualmente, um ponto de avanço sobre o AEK — entre os dois primeiros pode significar uma troca de posições, caso a equipa de Salónica perca pontos devido ao incidente do clássico de domingo.

Estes dois clubes já foram penalizados esta época, devido aos confrontos verificados na final da Taça da Grécia, em Maio de 2017. O clube de Salónica teve a sanção mais pesada: viu o seu estádio interditado por sete jogos e foi multado em 282 mil euros. O AEK teve três jogos à porta fechada e foi multado em 170 mil euros. Curiosamente, a final deste ano pode ser uma reedição do problemático jogo de 2017, com PAOK e AEK nas semi-finais da competição.

Certo é que o campeonato grego continuará enquanto se aguarda a deliberação das sanções relativas aos jogos marcados pela violência nas bancadas. O PAOK lidera o campeonato, com sete jogos para o fim da competição.

Sugerir correcção
Comentar