Parlamento Europeu vai debater alegado lobbying de Durão Barroso

Em causa está a reunião que o ex-presidente da Comissão Europeia teve em Outubro com o comissário Jyrki Katainen.

Foto
rcl Ricardo Castelo NFACTOS

O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira a proposta do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE, a que pertencem PCP e BE) para incluir na ordem de trabalhos da sessão plenária, a decorrer nestas quarta e quinta-feira, um debate sobre as “actividades de lobbying” do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.

Isto implica, nos termos regimentais, que a Comissão Europeia faça uma declaração inicial sobre o assunto - será o 8.º ponto na ordem de trabalhos -, a partir da qual se sucederão  intervenções dos eurodeputados.

A proposta da Esquerda Unitária foi aprovada com 241 votos a favor, 133 contra e oito abstenções.

Em causa está a reunião que o ex-presidente da Comissão Europeia teve em Outubro com o vice-presidente da Comissão com a pasta do Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, e que, segundo o registo feito pelo próprio comissário, terá servido para debater temas relacionados com o mercado e a Defesa da União. Jyrki Katainen negou, entretanto, que Barroso tenha feito lobbying nesse encontro.

Depois de deixar a União Europeia, Durão Barroso entrou para os quadros da Goldman Sachs, numa decisão que provocou grande polémica, e assegurou que nunca faria lobbying pela empresa junto da Comissão Europeia.

Notícia substituída às 18h24: a versão inicial desta notícia afirmava que o Parlamento Europeu tinha aprovado a audição de Durão Barroso a propósito de actividades de lobbying, quando de facto o que foi aprovado foi uma alteração da ordem de trabalhos da sessão plenária em curso para que o alegado lobbying seja discutido.

Sugerir correcção
Comentar