Deputados exigem “vitória” de Negrão no debate com Costa

Bancada do PSD elege restantes elementos da direcção na sexta-feira.

Foto
Fernando Negrão Daniel Rocha

Com a expectativa da estreia de Fernando Negrão no debate com o primeiro-ministro e da primeira reunião da bancada os ânimos acalmaram no grupo parlamentar do PSD. Mas a fasquia para o debate desta quarta-feira, véspera da reunião do grupo parlamentar, é alta: há deputados a exigir que Fernando Negrão saia vencedor do duelo.

“Espero que o dr. Fernando Negrão, que é experiente, tenha a capacidade de vencer o debate com António Costa, na senda do que tem sido os debates quinzenais com o primeiro-ministro em áreas cruciais da governação do país como a Segurança Interna, Justiça e Educação”, afirmou ao PÚBLICO o deputado Sérgio Azevedo, que assumiu ter votado em branco nas eleições para a direcção da bancada. O ex-vice-presidente da bancada parlamentar não escondeu a sua indignação nos últimos dias sobre a interpretação do resultado das eleições quando Negrão considerou que os votos em branco lhe davam o “benefício da dúvida”.

Os deputados sociais-democratas estão à espera de ver a prestação do novo líder parlamentar na interpelação ao primeiro-ministro no debate quinzenal. É um duelo que acontece numa altura em que há conversações a decorrer entre dirigentes do PSD e ministros sobre a descentralização e fundos comunitários. Por outro lado, depois de intervenções acutilantes de Hugo Soares, o anterior líder parlamentar, Fernando Negrão já veio dizer que o seu estilo será outro. Os debates com António Costa são “sessões de trabalho”, disse à RTP o novo líder parlamentar.

O segundo momento de expectativa é a reunião da bancada na quinta-feira, sem Rui Rio. Fernando Negrão disse ao Expresso querer falar sozinho com os deputados. É uma reunião que ainda não terá a presença de Rio – não é deputado -, que prometeu comparecer no Parlamento quando os coordenadores e vice-coordenadores estivessem eleitos. A data para essa eleição foi marcada para a próxima sexta-feira.

É na primeira reunião com o grupo parlamentar que os deputados esperam ouvir o que o novo líder parlamentar tem para lhes dizer sobre os resultados da eleição e a estratégia da direcção da bancada. Se o tom de Negrão for duro, os críticos prometem responder. Até lá estarão mais resguardados. 

Esta quarta-feira será o último dia de Pedro Passos Coelho no Parlamento. O ex-líder do PSD será recebido pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários