INE confirma maior crescimento económico em 17 anos

A economia portuguesa cresceu 2,7% em 2017, atingindo assim a maior evolução desde 2000.

Foto
hugo santos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou nesta quarta-feira que a economia portuguesa cresceu 2,7% no ano passado, atingindo assim a maior taxa de crescimento em 17 anos. É preciso recuar ao ano 2000 para encontrar uma taxa de crescimento superior à do ano passado, tendo, então, a economia crescido 3,8%.

"Em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento de 2,7% em volume, uma taxa superior em 1,1 pontos percentuais à verificada no ano anterior, tendo atingido, em termos nominais, 193 mil milhões de euros", lê-se nos dados divulgados esta quarta-feira pelo INE. Segundo os mesmos dados, "o contributo da procura interna para a variação do PIB" foi de 2,9 pontos percentuais, "devido sobretudo à aceleração do investimento". Já a procura externa líquida registou "um contributo negativo de 0,2 pontos, "observando-se uma aceleração das exportações ligeiramente menos intensa que a das importações de bens e serviços".

Analisando apenas o quarto trimestre de 2017, o PIB registou um aumento em termos homólogos de 2,4%, uma taxa idêntica à observada no trimestre anterior. Comparativamente ao trimestre, o PIB aumentou 0,7%.