José Peseiro rende Pedro Martins no Vitória de Guimarães

Novo treinador tem contrato para uma época e meia.

Foto
Reuters/MURAD SEZER

José Peseiro está de regresso ao futebol português, desta vez para comandar o Vitória de Guimarães, substituindo Pedro Martins, afastado do comando dos minhotos após uma pesada derrota com o Sporting de Braga (0-5), na 23.ª jornada da I Liga.

Depois de Nacional, Sporting, Sporting de Braga e FC Porto, Peseiro, de 57 anos, prepara-se para treinar pela quinta vez uma equipa no principal escalão do futebol nacional, depois de ter abandonado os bracarenses em 2016-17.

O técnico, de 57 anos, assinou um contrato válido até ao final da época 2018/19 e assume o comando do emblema vitoriano numa altura em que a equipa soma 29 pontos em 24 jornadas e está a oito do objectivo mínimo traçado para a época - quinta posição, ocupada pelo Rio Ave.

José Peseiro já chegou ao complexo desportivo dos vimaranenses, acompanhado do presidente do clube, Júlio Mendes, e do director desportivo, Flávio Meireles, e vai orientar o plantel no treino desta quarta-feira, antes de ser apresentado às 18h30.

A saída de Pedro Martins, que cumpria a sua segunda época no Vitória de Guimarães, foi a 10.ª "chicotada" na presente edição da I Liga, embora apenas sete clubes tenham mudado de treinador, já que Desportivo das Aves, Paços de Ferreira e Moreirense já trocaram por duas vezes.

O último a mudar tinha sido, precisamente, o Moreirense, que oficializou o regresso de Petit, após a saída de Sérgio Vieira. A equipa de Moreira de Cónegos já tinha também deixado de contar com Manuel Machado, à 10.ª jornada.

Na presente edição do campeonato, também trocaram duas vezes de treinador o Paços de Ferreira, que começou a época com Vasco Seabra, prosseguiu com Petit e é agora orientado por João Henriques, e o Desportivo das Aves, agora orientado por José Mota, como coordenador técnico, depois de Lito Vidigal ter sucedido a Ricardo Soares, agora na Académica.

Entre as "chicotadas psicológicas" na I Liga, além das seis protagonizadas por estes clubes, contam-se ainda as saídas de técnicos de Boavista, Estoril Praia e Belenenses, com as entradas de Jorge Simão, Ivo Vieira e Silas, para os lugares de Miguel Leal, Pedro Emanuel e Domingos Paciência, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar