Funeral do compositor José Luís Ferreira realiza-se esta quarta-feira em Cascais

O professor da Escola Superior de Música de Lisboa morreu na segunda-feira aos 44 anos.

As cerimónias fúnebres do compositor José Luís Ferreira, que morreu na segunda-feira, aos 44 anos, realizam-se esta quarta-feira, às 18h, no crematório de Alcabideche, em Cascais, informou a Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi professor.

Numa nota de pesar sobre o desaparecimento do "compositor amigo e professor", a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) escreve: "Teremos o privilégio de guardar a memória da sua personalidade, dedicação, alegria e afecto, mas, acima de tudo, a sua Música".

José Luís Ferreira, nascido em Lisboa em 1973, era doutorado em Informática Musical, pela Universidade Católica do Porto, e licenciado em Composição pela ESML, em 2001, tendo estudado sob a orientação de Christopher Bochmann, António de Sousa Dias e António Pinho Vargas.

Segundo a biografia da ESML, José Luís Ferreira participou em seminários e workshops de compositores como Emmanuel Nunes, Salvatore Sciarrino, Jean-Claude Risset, John Chowning, Per Anders Nilsson, Trevor Wishart e André Bartetski.

"A sua música, para diversos tipos de grupo instrumental e vocal com e sem electrónica, tem sido executada por diversos agrupamentos", como Remix Ensemble, Orchestrutópica, Sinfonietta de Lisboa, Ricercare, Saxofínia e Sond'Ar-te Electric Ensemble, escreve a ESML.

A sua peça eletroacústica Le bruit d`une tête qui frappe contre les murs d`une très petite cellule foi premiada no concurso de composição de música eletroacústica do Festival Musica Viva, em 2001.

José Luís Ferreira trabalhou com outros compositores, intérpretes e ensembles, nomeadamente Francisco Monteiro, João Madureira, Luís Tinoco, António Pinho Vargas, Pedro Rodrigues, Machina Mundi e Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Além de docente na ESML, José Luís Ferreira foi professor de Práticas do Som, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e professor coordenador do plano curricular do curso de Produção e Tecnologias da Música, da Escola Técnica de Imagem e Comunicação.

 

Sugerir correcção
Comentar