Há 14 anos que Alexandro recria a Eurovisão em LEGO

Chama-se Alexandro Kroger Degerfeldt e se o obrigassem a ter de escolher entre os LEGO e o Festival Eurovisão da Canção, certamente não seria capaz. Então porque não juntar as duas paixões e criar algo nunca antes visto? Alexandro apresenta-se como um “construtor de LEGO”, uma espécie de brincadeira para ser levada a sério. Mas também como um grande fã do Festival da Eurovisão — e, por isso, não perde nenhuma edição. Assim, decidiu que o melhor seria começar a recriar todos os espectáculos a que assiste com peças LEGO. 

 

O projecto começou como uma forma de escape ao mundo real: ao aliar os seus dois maiores interesses, conseguiu encontrar um refúgio para quando precisa de se esconder. A verdade é que tudo começou quando era vítima de bullying na escola, por ter assumido a homessexualidade. Foi, nas palavras do jovem, uma oportunidade para "criar um lugar onde o preconceito não existe".

 

Até ao resultado final, Degerfeldt enfrenta um processo criativo. Em primeiro lugar, dedica-se a estudar os desenhos do palco. Depois, constrói um modelo à escala no computador. O terceiro passo é encomendar figuras LEGO que sejam o mais parecidas possível com os cantores apurados a concurso. Por último, filma e publica o vídeo online. Catorze anos depois da primeira experiência, Alexandro já alcançou milhares de visualizações e, ainda, a oportunidade de concretizar um dos seus desejos: trabalhar no festival. "Ser bem-sucedido nisto prova que é possível alcançarmos os nossos sonhos", conta, no vídeo da plataforma Great Big Story.

 

No canal do jovem, podes reviver vezes sem conta o momento em que Salvador Sobral venceu a edição 2017 do Festival da Eurovisão.