BE a “pensar o futuro” na fase final da legislatura

Bloquistas começam nesta segunda-feira jornadas parlamentares em Leiria.

Foto
Pedro Filipe Soares preside às jornadas parlamentares do BE Mário Lopes Pereira

As jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda (BE) têm como lema “Pensar o futuro: valorizar o território, os direitos e o Estado social”. Leiria, um dos distritos mais afectados pelos incêndios do ano passado, foi o local escolhido para a jornada política que começa esta segunda-feira e termina terça.

“Fazemos [as jornadas] num momento importante para o país. Estamos a entrar na fase final da legislatura, mas conscientes que ainda há muito trabalho pela frente”, disse na sexta-feira o líder da bancada parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares.

Defesa dos serviços públicos, valorização do território, direitos sociais, leis laborais e investimento público serão alguns dos temas centrais nos dois dias de trabalho político dos bloquistas. “O partido vai mostrar ao país que ainda há dificuldades que é preciso suprir, comprometendo-se a apontar soluções para essas mesmas dificuldades”, afirmou Pedro Filipe Soares.

Numa visita ao Pinhal do Rei, que em Outubro do ano passado viu ardida cerca de 80% da sua área, o tema dos incêndios e das ajudas as populações afectadas estarão sob a atenção do BE. Mas o partido pretende também alertar que, na “dicotomia do país entre litoral e interior, há muitas zonas do litoral que têm claras características daquilo a que se chama de interioridade”.

O líder parlamentar do BE referiu a “dificuldade de acesso a serviços públicos, dificuldade de acesso e falta de presença em questões fundamentais do Estado” nos incêndios passados e salientou a importância da “coesão territorial, do pensamento integrado do país e da valorização de serviços públicos”. Resumindo o guião das jornadas, explicou: “Começaremos com uma viagem de comboio, teremos quase uma dezena de visitas durante a tarde desde matérias de valorização do património até às questões do Estado social, escola, hospital.”

Pedro Filipe Soares salientou também a realização de “um espaço de convívio com os trabalhadores do Centro Hospitalar do Oeste que, fruto da proposta do BE que fez caminho para regularização dos precários na Administração Pública, conseguiram agora ver a regularização do seu vínculo”.

No programa das jornadas está também prevista uma visita ao Forte de Peniche. As jornadas serão abertas pela coordenadora do BE, Catarina Martins e encerradas por Pedro Filipe Soares que apresentará iniciativas legislativas.

Sugerir correcção
Comentar