Movimento quer mais benefícios para o interior, tirando ao litoral

Um autarca do PS e um do PSD juntaram-se a Miguel Cadilhe para um movimento que quer lançar ideias "arrojadas" para contrariar o despovoamento no interior.

Foto
Cadilhe é um dos fundadores do Movimento pelo Interior Adriano Miranda

Até ao Verão, um conjunto de personalidades quer entregar a responsáveis políticos um pacote de medidas "radicais" e "arrojadas" para promoverem o povoamento do interior. A receita central, contam alguns dos fundadores do movimento ao Jornal de Notícias, passa por retirar benefícios fiscais ao litoral e dá-los ao interior.

Avança o diário que o Movimento pelo Interior — onde se encontram pelo menos dois autarcas de partidos diferentes, Álvaro Amaro, presidente da câmara da Guarda (PSD), e Rui Santos, presidente da câmara de Vila Real (PS) — tem uma proposta que passa por medidas fiscais, desenhadas pelo antigo ministro das Finanças, Miguel Cadilhe.

Cadilhe garante que as seis medidas que apresenta não significam aumento da despesa para o Orçamento do Estado, uma vez que se trata, na sua maior parte, de redireccionar benefícios já existentes. Uma das propostas que o ex-governante do tempo de Cavaco Silva diz que pode ser mais "controversa" é retirar os apoios aos investimentos superiores a 25 milhões de euros das empresas que se estabeleçam no litoral e dar apenas àquelas que queiram ir para as zonas do interior.

As medidas vão ser apresentadas até ao Verão.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários