Quatro mortos e 60 casas evacuadas após explosão na cidade de Leicester

As autoridades afastam a hipótese de terrorismo.

Fotogaleria
A polícia britânica admite que podem haver mais pessoas nos destroços, daí que as operações de socorro ainda estejam em curso Reuters/DARREN STAPLES
Fotogaleria
LUSA/TIM KEETON
Fotogaleria
Reuters/DARREN STAPLES
Fotogaleria
Reuters/DARREN STAPLES
Fotogaleria
LUSA/TIM KEETON

Pelo menos quatro pessoas morreram depois de ter havido uma explosão “enorme” na cidade britânica de Leicester, que fez com que a polícia local aconselhasse os moradores a evitar a área. O alerta foi dado no final da tarde de domingo e, na manhã de segunda-feira, chegou a confirmação da polícia de que existiam quatro vítimas mortais. O comandante da polícia de Leicestershire, Shane O'Neill, disse ainda à Reuters que havia mais quatro feridos no hospital a receber tratamento (um deles em estado grave) — e que poderá haver mais pessoas nos destroços do edifício que desabou, daí que as operações de socorro continuem. Ainda não são conhecidas as causas da explosão, mas as autoridades afastam a hipótese de terrorismo.

Os danos foram registados num edifício, que acabou por colapsar. Tinha uma loja de conveniência no piso térreo e residências nos pisos superiores. Ainda que os transeuntes tivessem tentado ajudar numa fase inicial, a explosão na loja de conveniência causou também um incêndio que os obrigou a afastarem-se, conta a BBC. 

Na tarde de domingo, apenas se sabia que existiam quatro feridos em estado grave, segundo afirmava um porta-voz do serviço de ambulâncias de East Midlands ao Leicester Mercury. Um porta-voz da polícia local disse ao mesmo jornal que “as empresas e as casas da vizinhança imediata foram evacuadas”. O Mercury dá conta de cerca de 60 casas evacuadas.

No local estiveram oito carros de combate a incêndios no local e a polícia cortou as duas ruas do cruzamento onde se deu a explosão. As imagens do local da explosão partilhadas no Twitter mostram destroços espalhados por toda a rua.  Uma porta-voz dos bombeiros de Leicester disse à BBC que se tratava de uma operação de “busca e salvamento”. “Não sabemos se há pessoas feridas ou presas [debaixo dos destroços]”, dizia a porta-voz. “Todos os serviços de emergência estão neste momento a tratar deste incidente”, disse uma fonte da polícia local à Reuters. “Por favor, evitem a área.”

Um transeunte, que tinha passado há poucos minutos pelo local do incidente e se encontrava nas proximidades no momento da explosão, contou ao Leicester Mercury que ouviu “uma explosão enorme, seguida de fumo e num minuto ou dois o local estava envolto em labaredas de fogo e ouviam-se sirenes”. “É uma devastação absoluta. Nunca vi nada assim na minha vida”, cita o jornal local.

Notícia actualizada às 08h16 de segunda-feira, 26 de Fevereiro: a polícia britânica confirmou a existência de quatro mortos.

Sugerir correcção
Comentar