Jorge Jesus quer confirmar apuramento e pontuar para o ranking

Vitória em Astana, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, dá segurança, mas técnico quer combater descompressão

Foto
LUSA/ANTONIO COTRIM

O Sporting recebe o Astana, na segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa (18h, SIC), e Jorge Jesus fez questão de afastar qualquer excesso de confiança. O treinador dos “leões” admitiu que o 1-3 obtido na viagem ao Cazaquistão dá algum conforto, mas não quer que ninguém pense que a eliminatória está resolvida. Descompressão é uma palavra a evitar, sublinhou: “Vamos tentar que não aconteça. O resultado que tivemos dá-nos alguma segurança no plano táctico e estratégico, mas a responsabilidade é a mesma.”

É provável que Jorge Jesus faça alguma gestão do seu plantel, tendo em conta a margem de conforto do resultado da primeira mão e o desgaste acumulado pelos seus jogadores, que vêm de um triunfo muito suado em Tondela, obtido já no período de compensação e depois de terem estado em desvantagem no marcador. “O Sporting tem sido uma equipa com muito carácter, com alma e capacidade de sofrimento”, salientou o técnico, quando questionado sobre esta capacidade de os “leões” darem a volta aos resultados, tal como já tinha acontecido em Astana.

Jorge Jesus não esconde o sonho de chegar longe na Liga Europa, mas também realçou que é preciso “alguma sorte no sorteio”. “Na Liga Europa, quando chegarmos aos quartos-de-final, vão estar equipas muito fortes e ao nível de Champions. Se sonhamos com essa possibilidade? Sonhamos”, reconheceu. “Temos que ganhar a eliminatória e ganhar o jogo, porque estivemos sempre nos cinco primeiros do ranking e estamos numa luta muito grande com as equipas russas que estão na Liga Europa. Amanhã [hoje], vou olhar um pouco mais para esse factor”, acrescentou o treinador do Sporting, referindo-se à queda de Portugal para a sexta posição na tabela de coeficientes da UEFA, que tem implicações no número de emblemas nacionais com entrada nas competições europeias.

As preocupações do Astana são outras. Com escassos compromissos competitivos desde que o campeonato do Cazaquistão terminou, a 5 de Novembro, os cazaques viajaram para Lisboa, tal como o Sporting, logo após a partida de há uma semana. O período alargado de adaptação serviu para a equipa de Stanimir Stoilov trabalhar no que correu mal na primeira mão: “Perdemos por culpa nossa. Cometemos muitos erros e perdemos por causa disso. Temos de ser mais organizados e criar mais lances ofensivos”, apontou o técnico búlgaro.

Liga Europa
Segunda mão dos 16 avos-de-final

CSKA Moscovo-Estrela Vermelha, 1-0 (1-0)
Lokomotiv Moscovo-Nice (16h, SP-TV2)
Sporting-Astana (18h, SIC)
Lazio-Steaua Bucareste (18h)
Viktoria Plzen-Partizan (18h)
Villarreal-Lyon (18h, SP-TV5)
RB Leipzig-Nápoles (18h, SP-TV1)
Zenit S. Petersburgo-Celtic (18h, SP-TV3)
Dínamo Kiev-AEK Atenas (18h)
Atlético de Madrid-Copenhaga (18h, SP-TV2)
Sp. Braga-Marselha (20h05, SP-TV1)
Arsenal-Östersund (20h05, SP-TV2)
Milan-Ludogorets (20h05, SP-TV3)
Salzburgo-Real Sociedad (20h05)
Athletic Bilbau-Spartak Moscovo (20h05)
Atalanta-Borussia Dortmund (20h05, SP-TV5)

Sugerir correcção
Comentar