Circulação na Linha da Beira Alta restabelecida

A Linha da Beira Alta estava cortada desde a noite de terça-feira devido ao descarrilamento de um comboio de mercadorias.

Foto
Os trabalhos de reparação entre Mangualde e Nelas ficaram concluídos esta quarta-feira de madrugada Patricia Martins

Os trabalhos de reparação entre Mangualde e Nelas ficaram concluídos às 5h30, tendo a circulação sido restabelecida, indicou à Lusa esta quarta-feira uma fonte da Infra-estruturas de Portugal (IP).

A Linha da Beira Alta foi cortada às 17h20 de terça-feira, entre Nelas e Mangualde, no distrito de Viseu, devido ao descarrilamento de um vagão de um comboio de mercadorias pertencente à Medway. O comboio vinha de Vilar Formoso com produtos importados destinados ao Ikea. O acidente não causou feridos, apenas danos materiais.

De acordo com a CP foi feito o transbordo de passageiros em autocarro: no caso dos Intercidades entre Mangualde e Santa Comba Dão e nos regionais entre Mangualde e Nelas.

Em quatro anos este é o sétimo descarrilamento que se registou na linha da Beira Alta, que aguarda há anos por uma modernização. O Plano de Investimentos em Infra-estruturas Ferrovia 2020, apresentado em 2016, previa que neste corredor ferroviário estivessem já 251 quilómetros em obras, mas não há ainda nenhuma adjudicação assinada. A Infra-estruturas de Portugal reconhece que houve atrasos na realização dos projectos e que as obras de modernização são para avançar, mas não sabe ainda em que prazos.

A Linha da Beira Alta liga Pampilhosa, Mealhada, a Vilar Formoso, Almeida, já na fronteira com Espanha.

Sugerir correcção
Comentar