Proteger o ambiente? Britânicos voltam ao leite em garrafas de vidro

Na Grã-Bretanha, regressaram as entregas de leite ao domicílio em garrafas de vidro. O objectivo é a redução do uso de plástico para proteger o ambiente

Foto
Ben Watkin/Flickr

Voltar a deixar garrafas de vidro vazias à porta de casa para serem reutilizadas é a tradição que está de volta à Grã-Bretanha. O descontentamento da população em relação à poluição, causada pelo plástico, fez com que disparassem as inscrições para receber o leite em garrafas de vidro. Os clientes podem devolver as garrafas para serem esterilizadas e reutilizadas. 


Desde que os britânicos assistiram à série Blue Planet II da BBC, cujo último episódio se foca precisamente na poluição dos oceanos, que várias empresas que comercializam leite em garrafas de vidro, como a Milk&More, ganharam mais clientes. As distribuidoras, refere o The Guardian, acreditam que os consumidores estão a tentar fugir ao uso do plástico e que estão mais preocupados com a reciclagem.  


"O negócio tem sido de loucos nas últimas semanas", afirma Stuart Bruckne, um leiteiro de Devan, ao jornal britânico. "Em média, há nove clientes novos por dia. Curiosamente, é um grupo de clientes mais jovem que se tem inscrito. Há mais famílias e casais entre os 30/40 anos a procurar cada vez mais o leite nas garrafas de vidro."


Segundo o The Mirror, actualmente as vendas à porta de garrafas em vidro representam apenas cerca de 3% de um total de 5,5 biliões de litros de leite vendidos por ano. A venda de leite em plástico a preços baixos nos supermercados, assim como a mudança nos hábitos de consumo são algumas das razões apontadas pelo declínio da entrega ao domicílio. No entanto, cita o jornal, as empresas acreditam que a distribuição tradicional do leite está pronta para regressar, graças às crescentes campanhas contra o uso do plástico. 

Sugerir correcção
Comentar