Jorge Jesus: “O resultado que tivemos dá-nos alguma segurança”

Treinador do Sporting rejeita descompressão e quer mesma responsabilidade para vencer o Astana.

Foto
LUSA/ANTONIO COTRIM

O treinador do Sporting rejeitou qualquer descompressão face ao Astana, na segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, e salientou que a partir dos “quartos” é possível sonhar em vencer a prova.

Com uma vitória por 3-1 no Cazaquistão, Jorge Jesus não quer que a sua equipa entre em campo com o pensamento do apuramento garantido, lembrando, por outro lado, que Portugal precisa de pontos para subir no ranking da UEFA – e que um triunfo ajudará.

“Nós vamos tentar que [a descompressão] não aconteça. O resultado que tivemos dá-nos alguma segurança no plano táctico e estratégico, mas em termos de responsabilidade é a mesma”, afirmou o treinador dos “leões”.

Segundo Jesus, é também preciso somar pontos para Portugal: “Temos que ganhar a eliminatória e ganhar o jogo, porque estivemos sempre nos cinco primeiros do ranking e estamos numa luta muito grande com as equipas russas que estão na Liga Europa. Amanhã [quinta-feira], vou olhar um pouco mais para esse factor.”

Na antevisão ao desafio com os cazaques, o técnico voltou a recordar que o Sporting quer estar em todas as frentes, apesar de reconhecer que só a partir dos quartos-de-final é possível sonhar com o troféu, contando com alguma sorte pelo meio. “Também precisamos de alguma sorte no sorteio para lá chegar. Na Liga Europa, quando chegarmos aos quartos, vão estar equipas muito fortes e ao nível de Champions. Se sonhamos com essa possibilidade? Sonhamos”, frisou.

Por outro lado, e confrontado com as prestações da sua equipa nos dois últimos encontros, em que viu os seus atletas darem a volta aos resultados nas segundas partes, diante do Astana, na primeira mão, e do Tondela, na última jornada da I Liga, Jesus deixou palavras positivas aos jogadores. “O Sporting tem sido uma equipa com muito carácter, com alma e capacidade de sofrimento”, elogiou.

Também o extremo português Gelson Martins marcou presença na conferência de imprensa, destacando, tal como treinador, a alma que o plantel possui, e assegurando que nem pensam no cansaço. “O nosso objectivo é passar à próxima fase. Não há cansaço e sabíamos que íamos ter um calendário apertado. A equipa tem mostrado uma alma muito grande e conseguimos dar a volta. É assim que são feitos os campeões”, enalteceu.

Na quinta-feira, o Sporting recebe o Astana, no Estádio José Alvalade, às 18h (SIC), num encontro da segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa que será dirigido pelo húngaro Tomás Bognar.

Sugerir correcção
Comentar