Nuno Ferreira Santos
Foto
Nuno Ferreira Santos

Um guia pela obra de Souto de Moura em Portugal

Editora A+A Books lança esta semana livro que permite uma viagem pela obra construída de Eduardo Souto de Moura em todo o país

O livro Guia de Arquitectura Eduardo Souto de Moura Projectos Construídos Portugal, em edição bilingue, que reúne os projectos do arquitecto de norte a sul do país, vai ser lançado na quinta-feira, 22 de Fevereiro, em Lisboa, pela A+A Books.

De acordo com a editora, a obra, em português e inglês, será lançada pelas 18h30, na Galeria Millennium, em Lisboa, com a presença do arquitecto Eduardo Souto de Moura, ao mesmo tempo que será inaugurada uma exposição de fotografia de Nuno Cera, com as imagens do livro.

A mostra, intitulada Poesia Mineral - Eduardo Souto de Moura por Nuno Cera, completa o trabalho editorial no qual Nuno Cera participa e ficará patente na Galeria Millennium até 19 de Maio. O livro, que terá apresentação da arquitecta Marta Sequeira, autora do texto, permite uma viagem pela obra construída de Eduardo Souto de Moura, apresentando em pequenas fichas de obra o trabalho do arquitecto, um dos nomes mais destacados da arquitectura portuguesa, através do olhar do artista plástico Nuno Cera, convidado a fotografar todas as obras, e inclui ainda fotografias e desenhos de arquivo.

Trata-se do segundo guia da colecção monográfica de Guias de Arquitectura da editora A+A Books, depois do lançamento do Guia de Arquitectura Álvaro Siza. Projectos Construídos Portugal, e é apresentado sobretudo como um livro de consulta. Os textos de Marta Sequeira são baseados na bibliografia geral sobre Eduardo Souto de Moura, nos seus escritos — alguns dos quais inéditos —, entrevistas, declarações, conferências, bem como nos documentos produzidos no seu atelier.

Em Janeiro, o Vaticano anunciou que o arquitecto Eduardo Souto de Moura será um dos dez convidados para a concepção do primeiro pavilhão do Vaticano, na Bienal de Arquitectura de Veneza, que decorre de 26 de Maio a 25 de Novembro, com a criação de uma de dez capelas projectadas por arquitectos de diversas partes do mundo.