Três detidos por suspeita de ligações a atentado em Barcelona

Suspeitos foram detidos nas localidades francesas de Gard e Tarn, após investigação transnacional.

Foto
Homenagem às vítimas dos ataques, em Agosto de 2017 LUSA/QUIQUE GARCIA

Uma operação conjunta das autoridades francesas e espanholas conduziu à detenção, nesta terça-feira, de três suspeitos de cumplicidade com Driss Oukabir, acusado de co-autoria nos ataques em Barcelona e Cambrils em Agosto do ano passado. A célula terrorista matou então 16 pessoas.

As detenções ocorreram em Gard e Tarn, no sudeste de França, segundo um comunicado do Ministério do Interior espanhol. O El País recorda que uma das principais linhas de investigação a estes ataques terroristas prende-se com as ligações dos suspeitos com elementos a operar fora de Espanha.

“Os inspectores esperam que desta actuação e dos dados obtidos nos registos, se possam incorporar factos relevantes sobre a relação e possível ligação dos detidos com os terroristas que participaram nos atentados de Agosto passado”, lê-se no comunicado de imprensa do Ministério do Interior espanhol. “Esta colaboração com a Guarda Civil e os Mossos d’Esquadra está a ser fundamental para o correcto esclarecimento dos possíveis vínculos que esta célula terrorista pode manter com o exterior”.

A 17 de Agosto do ano passado, uma carrinha arremeteu contra a multidão que se concentrava na Rambla de Barcelona, matando 16 pessoas e ferindo mais de uma centena. Duas pessoas foram detidas depois do ataque, mas acredita-se que haja cúmplices a monte. As autoridades espanholas e francesas continuam a trabalhar em conjunto para identificar os possíveis cúmplices.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários