Pequeno dicionário das forças em combate

Foto
Manifestação pró-curda em Genebra, frente à ONU, contra a intervenção em Afrin e com cartazes do líder do PKK Pierre Albouy/REUTERS

Há várias forças envolvidas no combate pela cidade de Afrin, no Norte da Síria, com siglas que se tornam complicadas. Aqui fica um pequeno dicionário.

YPG – As Unidades de Protecção Popular são uma milícia curda, formada em 2004, como o braço armado do Partido da União Democrática (PYD), uma formação de esquerda do Norte da Síria. Combatem ao lado do YPJ – Unidades de Protecção Femininas. A partir de 2014, quando estes grupos conseguiram recuperar o controlo da cidade de Kobane ao Daesh, começaram a ser apoiados pelos EUA. A Turquia acusa as YPG e YPJ de serem iguais ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), pelo apoio que lhe prestam.

PKK – O Partido dos Trabalhadores do Curdistão é uma organização que desde 1984 luta pela independência das populações curdas que vivem no Sudeste da Turquia, recorrendo à luta armada. Nos últimos anos, reivindica antes autonomia, já depois de o seu líder máximo, Abdullah Öcalan ter sido preso, em 1999. Ancara considera o PKK uma organização terrorista e conseguiu que muitos outros países fizessem o mesmo, após as ataques contra os EUA de 2001.

Exército Livre da Síria – Conhecido pela sigla em inglês FSA, foi criado em 2011, por oficiais do exército sírio, dissidentes do regime, que assumiram como objectivo derrubar Bashar Al-Assad. A partir de 2012, a falta de financiamento de potências ocidentais e lutas internas enfraqueceram este interveniente no conflito sírio, abrindo caminho a forças islamistas, como a Al-Qaeda, primeiro, e depois o Daesh. Hoje, um grupo que se identifica como FSA combate ao lado da Turquia na ofensiva turca  Ramo de Oliveira contra as forças curdas em Afrin. Será o mesmo que após a intervenção militar de Ancara na Síria 2016, Escudo do Eufrates, se apresentou com esse nome, formado por árabes e turquemenos, e tem combatido com apoio da Turquia.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários