Parque de Exposições vai renascer com o intuito de ser a Altice Arena do Norte

A nova versão do Parque de Exposições de Braga, rebaptizada de Forum Braga e orçada em oito milhões de euros, vai ter um pavilhão com lotação para 12 mil pessoa

Foto
Ricardo Rio DB Diogo Baptista

Daqui a pouco mais de dois meses, o Parque de Exposições de Braga, criado em 1981, vai renascer como Forum Braga, um espaço com nome inspirado na herança romana, que tanto vai ter o maior auditório (1.454 lugares), como a maior sala de espectáculos do Norte – um pavilhão, ao lado do antigo edifício principal, com capacidade para acolher 12 mil pessoas, de pé, lotação apenas superada pela Altice Arena, em Lisboa (20 mil pessoas). “Queremos ser a Altice Arena do Norte do País”, afirmou Carlos Oliveira, da InvestBraga, empresa municipal que gere a infra-estrutura.

Com os oito milhões de euros investidos – comparticipação do Plano Estrutural para o Desenvolvimento Urbano (PEDU) -, a renovada infra-estrutura vai ter ainda um centro de congressos com capacidade para 250 pessoas, uma galeria de arte contemporânea, uma zona exterior que pode acolher 20 mil pessoas para concertos e uma área expositiva, que pode acolher mais de 300 stands.

Para o responsável da InvestBraga, todas as valências do Forum Braga, espaço que disse corresponder ao fórum romano da antiguidade, por querer ser um “ponto de encontros, negócios, cultura e experiências”, explicou Carlos Oliveira. vão permitir à cidade minhota tornar-se num “destino de referência do país e da Galiza para o turismo de Negócios e para a realização de grandes congressos, feiras e espectáculos”.

Já o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, vê o Forum Braga como um “polo de dinamização da economia regional”, que, além de eventos nacionais de relevo, pretende “captar eventos e espectáculos de dimensão internacional”, servindo também de apoio à cultura e ao desporto.

Apesar da data de inauguração do espaço não ter sido ainda divulgada, o Forum Braga vai começar a funcionar em Abril, pois, nos dias 28 e 29, acolhe o 41º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, evento que integra a programação da Cidade Europeia do Desporto, título que a cidade ostenta em 2018. A programação para este ano, apesar de não estar ainda completa, inclui ainda a 51.ª edição da AGRO, feira ligada à agricultura, que vai decorrer de 10 a 13 de Maio, as Supertaças de andebol, em Agosto, e de futsal, em Setembro, e ainda o quarto congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, também em Setembro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários