PSP recupera três das 57 pistolas Glock roubadas no ano passado

Pistolas estavam entre 14 armas de fogo, incluindo metralhadoras, encontradas numa operação feita no âmbito de uma investigação por tráfico de droga. Foram apreendidos 700 quilos de droga.

Foto
Fabio Augusto

Três das 57 pistolas Glock que desapareceram da Direcção Nacional da PSP há mais de um ano foram recuperadas neste domingo, disse a comissária Carla Duarte, porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa, entidade que dirigiu a operação.

As três pistolas Glock estavam entre 14 armas de fogo, incluindo metralhadoras, encontradas numa operação realizada em vários locais de Lisboa e durante a qual foram apreendidos mais de 700 quilos de droga. A operação foi feita no âmbito de uma investigação de seis meses por tráfico de droga em que foram cumpridos uma série de mandados, explicou o intendente Hugo Palma, porta-voz da Direcção Nacional da PSP, ao PÚBLICO.

Segundo um comunicado, as detenções foram feitas nos concelhos de Mafra, Sintra e Odivelas, e foram detidos dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 58 e os 27 anos, suspeitos da prática do crime de Tráfico de Estupefacientes. Foram apreendidas três viatura, 60 telemóveis ou duas chapas de matrícula.

Em Janeiro de 2017 foram roubadas do edifício da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, em Lisboa, 57 pistolas Glock. Outras três armas furtadas já tinham sido encontradas, no ano passado, pelas autoridades espanholas em Ceuta, segundo a Lusa. 

Em sequência do furto foram instaurados processos disciplinares a dois elementos da PSP, que foram suspensos preventivamente de funções, mas que aguardam a conclusão da investigação estando actualmente a trabalhar em funções administrativas, explicou Hugo Palma. Esta investigação ainda decorre a cargo do Departamento de Investigação Criminal da PSP. 

Em Março do ano passado, a então ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, afirmou que as conclusões preliminares do inquérito da PSP apontavam para "falhas na área da supervisão e controlo". "Este inquérito está em curso e ainda não tem conclusões, mas de acordo com as conclusões preliminares, que eu conheço, apontam para erros ou falhas de supervisão e controlo", disse a ministra aos deputados da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, numa audição a pedido do PSD.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários