Baixa isso, olha os vizinhos!

Vivemos imersos na cultura do ruído. Não é apenas a omnipresença da música e da TV nos espaços públicos, é também o falar alto, são os motores ou essa ideia de que temos de estar em comunicação a todo o momento. A cacofonia tornou-se normalidade. É preciso pensar o som, para que com ele possamos ter uma relação mais ecológica. Para em vez de quantidade, termos qualidade, e aceitar o silêncio, essa coisa rara, forma de tomarmos consciência de nós, da respiração, do interior. Por vezes, depois de um dia de fadiga sónica, apenas desejamos chegar a casa. Mas eis que o vizinho de cima começa a discutir ou a ouvir música em altos berros e percebemos que não é fácil escapar da tirania do ruído.

O silêncio é o tema do sexto Catinga, programa semanal, todas as segunda-feiras, de Nástio Mosquito e Vítor Belanciano, onde público e privado, sociedade e política, arte e vida, zanga e alegria fazem parte da mesma realidade que é possível tentar apreender por inteiro, pensando nela em voz alta. Catinga é isso. Uma hipótese de transfigurar a realidade através das conversas.

Subscreva o programa Catinga no iTunesSoundCloudSpotify e nas aplicações para podcasts. Descubra outros programas em publico.pt/podcasts

PÚBLICO -
Foto

 

Créditos:

Jingle – Apache

Fotografia – Tiago Maya