Palavras, expressões e algumas irritações: tiroteio

“O que pode Trump fazer para parar com os tiroteios?”, perguntava a CNN aos telespectadores na sexta-feira. “Ninguém deveria poder entrar numa loja e comprar uma arma”, foi uma das respostas

A morte de 17 pessoas numa escola da Florida pelos disparos de uma arma a partir das mãos de um jovem de 19 anos justifica a escolha da palavra “tiroteio”. Diz o dicionário: “Fogo de fuzilaria em que os tiros são muitos e contínuos.”

Ficou a saber-se que o atirador, Nikolas Cruz, era um ex-aluno da Escola Secundária Marjory Stoneman Douglas (Parkland), de que foi expulso por indisciplina.

Nikolas Cruz era um perigo — e todos sabiam”, escreveu-se numa notícia, em que se descreve que “era obcecado por armas e que participou em programas de treino militar para menores”, segundo o Pentágono.

No final do dia de sexta-feira (os “disparos” foram na quarta), o FBI admitiu ter falhado na investigação, depois de ter recebido um alerta de uma pessoa próxima do rapaz que disse que ele tinha armas, fazia publicações “inquietantes” nas redes sociais e manifestava “vontade de matar pessoas”.

O FBI não cumpriu o protocolo, não deu seguimento a estas pistas e assumiu em comunicado: “A polícia federal norte-americana falhou: não seguiu a pista nem passou a informação à delegação de Miami.”

A cadeia de televisão norte-americana CNN convidou, na sexta-feira, os telespectadores a participar num debate sob o título “O que pode Trump fazer para parar com os tiroteios?”

Aqui fica o registo de alguns contributos: “Ninguém deveria poder entrar numa loja e comprar uma arma”; “é muito fácil obter armas legal e ilegalmente”; “parem de culpar as doenças mentais por estes massacres, o problema são as armas”; “quantas mais crianças precisam de morrer para que tomem consciência de que existe um problema?”

Em sentido figurado, “tiroteio” significa “troca ininterrupta de palavras entre pessoas que discutem ou altercam”. A National Rifle Association, o poderoso grupo de pressão a favor da posse de armas, também é eficiente neste tipo de “arremesso” (sinónimo de tiroteio).

A rubrica Palavras, expressões e algumas irritações encontra-se publicada no P2, caderno de domingo do PÚBLICO

Sugerir correcção
Comentar