Novo Mercedes-Benz classe A: a conectividade na ponta da língua

Apps, downloads, streaming. Estes e outros termos são palavrões para muita gente. Oferecer a essas pessoas serviços e funcionalidades através de um diálogo simples com o carro é o que o novo Mercedes-Benz classe A propõe.

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Na quarta geração do classe A, a berlina compacta da Mercedes-Benz que será lançada em Portugal a 3 de Maio, mais que novos motores, elementos de segurança, conforto e vida a bordo, a principal novidade reside no domínio da conectividade. Estreia um sistema de infoentretenimento, Mercedes-Benz User Experience (MBUX), dotado de inteligência artificial, capaz de aprender para se adaptar aos diversos utilizadores. O MBUX é complementado por um inovador sistema de reconhecimento de voz.

O classe A é o modelo mais importante da gama da Mercedes-Benz. Por isso, a nova geração deste veículo mereceu honras de apresentação mundial estática a 1 de Fevereiro em Amesterdão, perante uma audiência de 450 pessoas vindas de todo o mundo.

A cidade e o carro

Amesterdão é uma cidade que combina tradição com inovação, dinamismo e juventude. Apodada de “Veneza do Norte”, os únicos pontos comuns entre as duas urbes são a multiplicidade de canais. Numa sexta-feira à noite, mesmo no Inverno, com temperaturas de 2º C, a cidade holandesa fervilha de vida. As pessoas acotovelam-se no Red Light District, o bairro que constitui uma atracção turística visitada por famílias, tal como as coffee shops (estabelecimentos de consumo de haxixe e marijuana), para além dos inúmeros bares e restaurantes.

Foi este local o escolhido para apresentar um veículo que pretende ser dinâmico e inovador, especialmente no domínio da conectividade.

Num dos vídeos exibidos na apresentação, vê-se alguém acorrentado a uma mesa de tortura que pega no telemóvel e diz algo como “tirem-me daqui!” e a resposta é “quer um daiquiri”? Isto para ilustrar o funcionamento dos actuais sistemas de comando por voz, que só reagem a instruções precisas com a entoação correcta. Com o inovador sistema de reconhecimento por voz estreado no classe A, o utilizador pode estabelecer um diálogo informal em 23 idiomas e mesmo com dificuldades de pronúncia aquilo que diz é compreendido pelo carro. Por exemplo, se diz “ligue para casa” é feita uma chamada telefónica. Ou “tenho fome” e são-lhe indicados diversos restaurantes. Isto torna mais fácil a interacção com a viatura, mesmo para info-excluídos, e permite suprimir muitos botões no painel de instrumentos, facilitando a condução.

Características técnicas

A apresentação estática mundial do novo Mercedes-Benz classe A foi um evento de lifestyle, com o presidente da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche, a exibir o seu bigode farfalhudo e a dizer que o teria cortado se a marca não tivesse continuado a ser a líder no segmento premium (afirmação sublinhada por um vídeo com uma montagem em que ele aparece sem bigode). Depois, a actuação da cantora norueguesa Dagny precedeu a exibição do novo classe A.

Para além da inovação na conectividade, destaque para o novo painel de instrumentos, composto por dois ecrãs tácteis (podem ser dois de 7’’, um de 7’’ e outro de 10,25’’ ou os dois de 10,25’’), complementados por um touchpad – o utilizador pode optar por comando por voz, ecrãs tácteis ou touchpad para interagir com o veículo.

Por fora, com mais 12cm no comprimento, 2cm na largura e 1cm na altura, mantêm-se as linhas simples e rectilíneas e houve um ganho na aerodinâmica – Cd 0.25, uma referência no segmento que se reflecte na diminuição de consumos. O interior está mais espaçoso e há um ganho de 29 litros na mala (agora com 370 litros).

Em termos de condução autónoma, o novo classe A é considerado nível 2 (num máximo de 5), herdando muitos dos dispositivos de segurança, conforto e vida a bordo do classe S. A insonorização foi melhorada.

Esta berlina compacta tem um novo chassis e a carroçaria está mais rígida. A suspensão traseira foi remodelada, com duas opções: eixo de torção ou paralelogramo deformável para as versões mais potentes.

No lançamento, destaque para o novo motor da versão A200: 1.4 turbo de 4 cilindros de 136cv a gasolina, desenvolvido em parceria com a Renault, com possibilidade de desactivação de 2 cilindros. Os outros dois não são novos mas foram melhorados:

o A250, 2.0 a gasolina de 224cv e o 180d, 1.5 diesel de origem Renault, com aumento de potência de 109cv para 116cv.

Até finais de 2018 virão, entre outras, variantes dos motores a gasolina 1.4 (109cv) e 2.0 (190cv). Em 2019 serão lançados um híbrido plug-in associando o motor 1.4 com um eléctrico de 82cv para 240cv de potência combinada e autonomia de 50km em modo eléctrico e as versões desportivas AMG – A45 com 400cv e A35 com 300cv. Ambas serão possivelmente mild-hybrids com sistema eléctrico auxiliar de 48 volts.

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