Na Brites

A Brites não é nenhuma tasca que pertence a uma Dona Brites. A Brites é a maneira portuguesa de falar da British Airways.

“Achas que se come bem aqui na Brites?” A Brites não é nenhuma tasca que pertence a uma Dona Brites. A Brites é a maneira portuguesa de falar da British Airways. Estávamos no voo da Brites de Lisboa para Londres e os dois tugas estavam à espera dum tabuleirinho à borliú com especialidades Vintage Seventies como medalhões de lagosta com espargos de lata e maionnaise francesa.

O carrinho não tardou a chegar, mas os tugas não podiam acreditar no que estava a acontecer: as moças da Brites estavam a vender sanduíches! E não se podia pagar em dinheiro — só com cartão de crédito.

Um deles ainda perguntou em inglês quebrado: “Excuse me. You pay?” A inglesa ainda gracejou: “I pay? No, no — you pay.” Mas os tugas não acharam graça nenhuma. Estavam cheios de fome e agora estavam presos num avião da Brites onde só havia sanduíches.

Traçaram logo um plano estratégico: o tuga com cartão compraria uma sanduíche (a 6 libras e meia!) e cada um comeria metade. Se fosse boa, comprariam outra.

Eles até queriam que fosse boa. Que diabo, a sanduíche era do Marks and Spencer. Não podia ser muito má. Não se espera que a Brites sirva um bom bacalhau à Zé do Pipo. Mas uma sanduíche — essa invenção inglesa — escolhida pela própria Brites para representar a gastronomia Brites? Só podia ser boa.

Só que não era. Estava gelada, matando qualquer sabor que pudesse ter o queijo Cheddar ou o fiambre. Era como mastigar plasticina. As caras desconsoladas dos tugas faziam dó. Deixaram-se invadir pelo silêncio. Ia ser longo e faminto este voo da Brites.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários