Amadora abre ao público "pulmão verde" com 4,5 hectares

O espaço, que pertencia a uma empresa privada que entrou em insolvência, abrirá este sábado pelas 11h00.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

O novo Parque Fonte das Avencas, uma das principais manchas florestais do concelho da Amadora, com 4,5 hectares, será inaugurado neste sábado, ganhando espaço para actividades de sensibilização ecológica e acampamentos.

A propriedade da Fonte das Avencas, em A-da-Beja, freguesia da Mina (distrito de Lisboa), foi comprada pela Câmara Municipal em 2014, por 170 mil euros, numa hasta pública. O espaço pertencia a uma empresa privada que entrou em insolvência.

Segundo a autarquia, os espaços verdes foram mantidos praticamente intactos para que a população possa "respirar".

Este parque "é uma zona que não existe na cidade, um bosque, um pulmão verde de que a população precisava", afirmou à agência Lusa fonte da autarquia.

Foi dada prioridade à natureza em detrimento dos equipamentos desportivos: "Foram abertos caminhos, cortadas árvores, terá um circuito de manutenção básico. É um parque para caminhar, para correr, para andar de bicicleta", ressalvou a mesma fonte.

O prédio urbano onde se fazia o engarrafamento de água proveniente das minas foi alvo de obras de requalificação, no último ano, e convertido em dois edifícios.

Num dos edifícios funcionará um espaço polivalente, ao serviço do município e da população, e no outro irá ficar alojado o Eco-espaço, que actualmente está no parque central da Amadora, junto ao edifício da Câmara Municipal.

A mesma fonte disse que este Eco-espaço se destina a actividades de formação e sensibilização ecológica dirigidas às escolas: "Faz mais sentido que o bosque receba o Eco-espaço, dadas as suas valências, para que se possa trabalhar com as crianças tendo em vista a sensibilização com as preocupações ambientais".

Também o agrupamento 1264 do Corpo Nacional de Escutas, da Falagueira, terá no bosque um espaço "onde poderá desenvolver todas as suas actividades, um espaço onde podem acampar".

No que diz respeito à tradição de engarrafar água proveniente da mina em copos semelhantes aos de um iogurte, cobertos por uma película de plástico, está nos planos da autarquia recuperá-la, mas para já o consumo de água continua interditado.

"Mantém-se a preocupação em relação ao consumo da água. Queremos recuperar a tradição, mas não será nesta fase", alertou ainda a fonte.

A abertura ao público será no sábado, pelas 11:00, destacando a autarquia que "o objectivo do município é que as pessoas usufruam do parque da melhor maneira possível, porque com aquelas características não há mais nenhum."

Sugerir correcção
Comentar