Risco calculado ou risco desnecessário?

Bruno de Carvalho coloca neste sábado a sua presidência nas mãos dos sócios do Sporting numa Assembleia Geral que pode, ou não, ser de aclamação.

Foto
Bruno Carvalho prometeu nunca mais se recandidatar se os resultados da AG de hoje não forem ao encontro do que pediu Daniel Rocha

A fasquia está alta. Para a alteração de estatutos e do regulamento disciplinar, o sim nos 75%. Para a continuidade da direcção os mesmos 75%, apesar de Bruno de Carvalho ter dito que queria a mesma votação obtida nas últimas eleições (86%). Foi este nível de aprovação que o actual líder "leonino" pediu na Assembleia Geral do Sporting deste sábado para continuar a ser o presidente dos “leões”. Menos que isto e demite-se, o clube vai para eleições, Bruno de Carvalho não irá a votos e abrem-se as portas a uma nova liderança. Mas haverá alguma hipótese de isto acontecer? Terá o Astana-Sporting da última quinta-feira sido, como disse Bruno de Carvalho, o seu último jogo como presidente do clube de Alvalade? Será este sábado o fim de uma era e o início de outra?

Tudo indica que a AG “leonina” deste sábado no pavilhão do Sporting será de aclamação para o seu actual presidente. Muito dependerá, claro, da capacidade de mobilização dos seus opositores. Eles existem nas redes sociais e vocalizam a sua opinião na comunicação social, mas serão uma minoria suficientemente robusta para derrubar a actual direcção em AG? Não foi o que se viu, por exemplo, nas últimas eleições do clube, há um ano, em que a direcção liderada por Bruno de Carvalho teve 86% dos votos, contra menos de 10% da lista encabeçada por Pedro Madeira Rodrigues.

Basicamente, Bruno de Carvalho colocou a sua liderança nas mãos dos sócios nesta tripla votação, depois de se terem apresentado vários requerimentos para se adiar a votação dos pontos mais polémicos na anterior AG. Os requerimentos foram sendo rejeitados pela Mesa da AG, mas a confusão instalou-se entre os proponentes desse requerimento e Bruno de Carvalho e a votação desses pontos acabou mesmo por não acontecer. Dois dias depois, e após uma longa comunicação ao universo sportinguista, o presidente “leonino” não anunciou a demissão, mas uma continuidade à condição.

E, como o próprio reforçou depois do jogo em Astana, esta não é apenas uma questão de reforma estatutária. “Está em causa uma questão de gratidão, reconhecimento e confiança. Em vez de estar aqui eufórico [com a vitória por 3-1], é uma tristeza se no dia 17 não houver o reconhecimento do trabalho que temos feito”, disse o líder “leonino” na capital do Cazaquistão. “Temos de ter reconhecimento e gratidão por parte das pessoas. Que a maioria silenciosa se torne a maioria ruidosa. Estou satisfeito e orgulhoso pelo trabalho que fiz até hoje”, acrescentou.

Depois de ter sido protagonista na anterior AG, Madeira Rodrigues não vai estar na deste sábado por estar “fora do país” e não conseguir “voltar a tempo de estar presente”, mas o antigo candidato apelou à mobilização dos opositores a Bruno de Carvalho para o que entende ser “uma derradeira oportunidade de evitar a descaracterização formal” do Sporting e “mostrar a todos que os sportinguistas são leões e não carneiros”. O que está em causa, reforça Madeira Rodrigues, é a “implementação duma ‘lei da rolha’ ao pior estilo ditatorial e a concretização de uma centralização e perpetuação do poder numa só pessoa”.

As acusações disparadas na direcção do actual presidente têm menos a ver com a actuação global à frente do Sporting no que diz respeito à gestão desportiva, financeira e patrimonial, e mais com uma questão de estilo de liderança. José Roquette, antigo presidente do Sporting, dizia em entrevista ao PÚBLICO há poucos dias que considerava Bruno de Carvalho “populista” e que estava a transformar o Sporting num “clube presidencialista”. Tal como Madeira Rodrigues, Roquette também não vai à AG, mas, se fosse, não estando o adiamento em cima da mesa, “votaria contra”. A altura em que estas propostas foram colocadas à discussão também foi algo que mereceu críticas por parte dos sportinguistas não-alinhados com Bruno de Carvalho por entenderem que retira foco de outros assuntos de outros clubes e centra as atenções em Alvalade.

No entender dos críticos, as alterações aos estatutos do clube e a criação de um regulamento disciplinar reforçam os poderes da direcção e diminuem a pluralidade dentro clube, um argumento que Bruno de Carvalho contesta. Foi o motivo invocado pelo coronel Vasco Lourenço para abdicar do seu lugar no Conselho Leonino, para o qual tinha sido eleito na lista de Bruno de Carvalho. “Os clubes têm uma forma pouco democrática de se organizarem, mas o Sporting sempre foi diferente”, justificou o capitão de Abril em declarações ao jornal Record.

Nenhuma destas críticas demoveu Bruno de Carvalho de sufragar a sua presidência em AG. Se a minoria se resume a pouca gente a dizer muito mal, ou se corresponde a, pelo menos, um quarto dos sportinguistas, neste sábado teremos a resposta.

Sugerir correcção
Comentar