Detectados 95 novos planetas fora do nosso sistema solar

Os planetas extra-solares são a regra, não a excepção, à volta das estrelas ESA/Hubble/ESO/M. Kornmesser

O telescópio norte-americano Kepler detectou 95 novos planetas fora do sistema solar, divulgou a Universidade Técnica da Dinamarca, que participou na investigação.

Os novos exoplanetas foram identificados de uma lista de 275 candidatos, dos quais foram validados 149 como verdadeiros. Contudo, destes apenas 95 foram confirmados como planetas.

Os resultados da descoberta, que envolveu uma equipa internacional de astrónomos a analisar os dados, foram publicados na revista científica Astronomical Journal.

Os 95 planetas extra-solares vêm engrossar a lista de exoplanetas, que totalizam cerca de 3600 com tamanhos variáveis entre a Terra e Júpiter. Hoje sabe-se que os planetas extra-solares são a regra, não a excepção, à volta das estrelas.

O telescópio Kepler foi lançado em 2009 para “caçar” exoplanetas numa determinada zona do céu. Neste caso, os planetas extra-solares são detectados a partir da redução do brilho da estrela-hospedeira quando um planeta passa à sua frente (método do trânsito).

Com o novo telescópio espacial James Webb, cujo lançamento está previsto para 2019, com um ano de atraso, os astrónomos esperam estudar e caracterizar melhor exoplanetas do tamanho da Terra capazes de eventualmente suportar vida tal como se conhece.