Rio e Negrão partiram “do princípio” que bancada mudaria de líder

Fernando Negrão assume que é candidato e diz estar preparado para os resultados. “Não vou fazer nada para unir, porque não vou fazer nada para votarem em mim”, disse.

Foto
Negrão concorre ao lugar de Hugo Soares Daniel Rocha

O deputado que é candidato a líder parlamentar do PSD assume que falou com Rio antes de avançar

Fernando Negrão revelou ter tido duas conversas com Rui Rio, uma antes e outra depois de avançar como candidato à liderança do PSD, partindo do pressuposto que Hugo Soares não se manteria no cargo. Em conferência de imprensa, o deputado considerou ter “condições” para propor a sua candidatura e desvaloriza um eventual pouco consenso em torno do seu nome. “Tive uma conversa com o doutor Rui Rio, sobre o grupo parlamentar de seguida apresentei a minha candidatura, e tive depois uma conversa com o doutor Rui Rio, depois de convocadas as eleições [esta quarta-feira]”, afirmou o deputado, revelando que o primeiro-vice-presidente será Adão e Silva, que tem o mesmo cargo na actual liderança parlamentar.

Questionado pelos jornalistas sobre se defendeu que Hugo Soares deveria continuar à frente da bancada, Fernando Negrão disse que a ideia da saída do actual líder foi um pressuposto da conversa. “Falámos sobre a possibilidade de nomes para a liderança parlamentar. Teremos partido os dois do princípio que esta liderança não se manteria”, afirmou, adiantando que terá falado com colegas deputados sobre a sua iniciativa, mas que não vai fazer um esforço de união: “Não vou fazer nada para unir, porque não vou fazer nada para votarem em mim”.

Questionado sobre o receio de receber muitos votos em branco, o deputado desvalorizou. Até porque, se houve apenas um candidato, basta um voto a favor para ser eleito. “Espero que tenha os votos necessários para ser eleito se não não me tinha candidatado. Os consensos são muito importantes mas quem almeja os 100% às vezes consegue falsos consensos”, afirmou.

Apoiante de Pedro Santana Lopes nas últimas directas, escusou-se a adiantar a sua posição sobre a estratégia de Rui Rio e remeteu para o congresso deste fim-de-semana. 

Sugerir correcção
Comentar