É uma marca portuguesa de cosméticos vegan e lançou agora um “crowdfunding”

Sem testes em animais e só com ingredientes vegan e biológicos: assim se apresenta a VeganCare, uma marca portuguesa que lançou uma campanha de crowdfunding

Foto
Vegan Care

Sofia Vieira tinha dificuldade em encontrar produtos cosméticos sem ingredientes de origem animal e que não tivessem sido testados em animais. "Essa dificuldade fez com que começasse a aprender a formular produtos que fossem ao encontro de uma necessidade minha e de algumas pessoas que me rodeiam", conta a engenheira química ao P3. Assim nasceu o projecto da VeganCare, uma marca portuguesa de cosméticos vegan biológicos.

 

A VeganCare — cuja origem remonta a 2013 — tem, neste momento 27 protótipos e a Sofia decidiu avançar com uma campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo. O objectivo? Angariar 46.450 euros. O plano passa pela criação de um laboratório para a "produção a uma escala que permita colocar os protótipos no mercado, tanto em lojas físicas como online". 

 

Uma das novidades da marca portuguesa é o champô sólido, o produto destacado na campanha de angariação de fundos. Com um formato nada convencional — uma vez que se assemelha a um sabonete e não vem numa embalagem —, este produto "não tem conservantes, permite incorporar manteigas e óleos vegetais que mantêm o couro cabeludo hidratado e menos irritado, dura três vezes mais do que um champô normal" e é perfeito para viagens.

 

Foto
O champô sólido dura três vezes mais do que um champô normal e é ideal para viagens VeganCare

Sobre os testes já realizados, Sofia refere que a resistência do consumidor é um facto incontornável, uma vez que se estranha a utilização de um produto normalmente apresentado em versão líquida. "Aquilo que define a marca é precisamente as preocupações éticas com os animais e com o ambiente", assegura Sofia Vieira. Além do champô sólido, a marca quer também produzir condicionares, bálsamos labiais, creme de mãos, esfoliantes, hidratantes e pastas dos dentes.

 

A campanha de crowdfunding está online até 16 de Março. "Se o objectivo não for cumprido, o dinheiro será integralmente devolvido a todos os apoiantes", diz Sofia. A contribuição pode ser feita através de vários valores, estando a eles associados algumas recompensas. Por cinco euros tens três receitas de cosméticos que podes fazer em casa e, por dez, um champô "biovegan". Os valores vão crescendo, assim como as recompensas, e podem chegar aos 999 euros.

Sugerir correcção
Comentar