A noite mágica de Manuel Fernandes em Nice

O internacional português marcou os três golos com que o Lokomotiv Moscovo deu a volta ao marcador.

Foto
Manuel Fernandes LUSA/SEBASTIEN NOGIER

Primeiro brilhou Balotteli. Ainda não tinha passado a primeira meia hora de jogo quando, em Nice, o internacional italiano colocou o emblema francês a vencer por 2-0. Parecia que a eliminatória estava encaminhada para a equipa da casa até que Manuel Fernandes deu início à sua noite memorável. O internacional português de 32 anos reduziu para 2-1 em cima dos 45’, na marcação de uma grande penalidade. Depois, já no segundo tempo, o repôs a igualdade, na conversão de um livre directo (numa altura em que o Nice já jogava em inferioridade numérica por expulsão de Coly aos 67’) e consumou a reviravolta russa aos 77’. Éder, outro internacional português a jogar no Lokomotiv Moscovo, esteve bem mais discreto neste jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, saindo do banco apenas ao minuto 71.

Resultado surpreendente aconteceu em Nápoles. O actual líder da Liga italiana sofreu uma pesada derrota caseira perante o RB Leipzig por 3-1, provavelmente consequência da aposta na conquista da Série A que a equipa já assumiu. Maurizio Sarri foi coerente com essa decisão e apresentou um “onze” algo diferente daquele que é habitualmente titular e os napolitanos até foram os primeiros a marcar — um contra-ataque bem finalizado pelo avançado argelino Ounas deu vantagem aos homens da casa. Mas o RB Leipzig não se deixou afectar e Timo Werner deu início à reviravolta, aproveitando um lance de bola parada. Depois foi a vez do internacional português Bruma deixar a sua marca, consumando a reviravolta no marcador. Até que Werner, já no período de compensação, fixou o resultado final, que abre as portas dos oitavos-de-final da Liga Europa ao vice-líder da Bundesliga, a distantes 18 pontos do já quase virtual campeão Bayern Munique.

Quem também não teve sorte foi a Lazio. Com Nani a titular e depois de algumas boas oportunidades de golo desperdiçadas pelo antigo jogador do Sporting Felipe Caicedo, um contra-ataque bem concluído por Gnohéré colocou o Steaua Bucareste a vencer e de nada valeram as alterações promovidas por Inzaghi no segundo tempo (que colocou em campo Immobile e o brasileiro Felipe Anderson), já que o resultado não se alterou, obrigando a formação italiana a trabalho redobrado no jogo da segunda mão, em Roma.

Na Bulgária, o Milan impôs a sua força ao Ludogorets, vencendo por 3-0. André Silva, ponta-de-lança da selecção nacional, jogou apenas a última meia hora e não deixou a sua marca no jogo, já que os golos dos italianos pertenceram a Cutrone (45’), Ricardo Rodriguez (64’) e Borini (nos descontos). Resultado idêntico, e também longe de casa, obteve o Arsenal frente aos suecos do Ostersunds. Os ingleses inauguraram o marcador por intermédio de Monreal (13’), contaram com o autogolo de Papagiannopoulos (24’) e fecharam a contagem graças a Ozil (58’).

Na Noruega, o Atlético de Madrid foi surpreendido com um golo caído do céu, apontado por Fischer, de calcanhar. Mas a equipa de Diego Simeone não se deixou afectar por este contratempo e, pouco tempo depois, já o marcador reflectia a previsível superioridade dos “colchoneros” em relação ao Copenhaga. Saúl e Gameiro fizeram com que o Atlético fosse para o intervalo já em vantagem e, na segunda parte, Griezmann e Vitolo apenas a dilataram.

Resultados

Estrela Vermelha-CSKA Moscovo, 0-0

FC Astana-Sporting, 1-3

Borussia Dortmund-Atalanta, 3-2

Ludogorets-AC Milan, 0-3

Marselha-Sp. Braga, 3-0

Nice-Lokomotiv Moscovo, 2-3

Oestersunds-Arsenal, 0-3

Real Sociedad-Salzburgo, 2-2

Spartak Moscovo-Athletic Bilbau, 1-3

AEK Atenas-Dínamo Kiev, 1-1

Celtic-Zenit St. Petersburgo, 1-0

FC FCSB-Lazio, 1-0

Copenhaga-Atlético de Madrid, 1-4

Lyon-Villarreal, 3-1

Partizan Belgrado-Viktoria Plzen, 1-1

Nápoles-RB Leipzig, 1-3

Sugerir correcção
Ler 1 comentários