Cada vez mais famílias são apoiadas pela Acreditar

Ajuda financeira cresceu 22,3% em relação a 2016.

Foto
Miguel Manso

O número de famílias a pedir ajuda à Acreditar está a crescer. No ano passado, a associação de pais e amigos de crianças com cancro apoiou, em várias vertentes, 1365 agregados quando, no ano anterior, tinham sido 1217. E a tendência é que volte a crescer este ano, tendo em conta que a incidência anual de cancro pediátrico está a crescer 1% ao ano.

Entre 2016 e 2017, a ajuda financeira que a instituição prestou às famílias cresceu 22,3%.

No ano passado, a Acreditar disponibilizou cerca de 64 mil euros para ajudar as famílias na aquisição de medicação, ajuda técnica, apoio alimentar. Foram mais cerca de 12 mil euros do que em 2016. A estimativa, diz Alexandra Correia, coordenadora do núcleo Sul da Acreditar, é que este ano o valor dos apoios aumente na mesma proporção.

“A tendência é que a ajuda cresça. Tem que ver com a situação actual da sociedade [a existência de momentos de crise financeira], a capacidade de fazer face às despesas e o aumento do número de casos de cancro pediátrico e de necessidade de resposta”, explica a responsável.

Em Lisboa, por exemplo, há 20 famílias a receber mensalmente um cabaz de alimentos não perecíveis e produtos de higiene.

O apoio não se esgota no dinheiro. No ano passado, as casas da Acreditar acolheram 2017 famílias. E outras 378 receberam apoio emocional.

O financiamento para todas estas acções é suportado “essencialmente por mecenas”. Há ainda um protocolo com a Segurança Social que paga “uma percentagem pequena” dos custos das casas onde as famílias ficam enquanto os filhos estão a receber tratamentos.

“O paradigma do mecenato mudou muito. Há 15 anos, as grandes empresas eram os principais doadores, agora há uma grande expressão de doadores particulares”, remata Alexandra Correia.

Sugerir correcção
Comentar