Carlos Abreu Amorim anuncia demissão e diz que não assumirá cargos com Rio na liderança

O social-democrata é vice-presidente do grupo parlamentar desde 2011.

Foto
Carlos Abreu Amorim era um apoiante de Pedro Santana Lopes Nuno Ferreira Santos

Um dos vice-presidentes do grupo parlamentar do PSD, Carlos Abreu Amorim, vai apresentar a demissão do cargo na segunda-feira, depois do congresso social-democrata, avança o jornal i esta quarta-feira. “Não estou disponível para fazer parte da direcção. Há um certo cansaço da minha parte em relação a esta tarefa de orientação política dos deputados e não me revejo na estratégia de Rui Rio. Não assumirei com o dr. Rui Rio nenhum cargo no partido, a não ser que ele faça uma viragem estratégica”, anunciou, em declarações àquele jornal.

O deputado defende ainda a continuidade de Hugo Soares enquanto líder parlamentar da bancada do PSD, tecendo-lhe vários elogios. “Não é uma questão de mérito, mas nenhum [dos deputados que estão disponíveis] reúne consensos mínimos ou está em posição de conseguir unir o grupo parlamentar. Muito pelo contrário. Alguns desses nomes representam um perigo em relação ao número de brancos e nulos que possam vir a obter”, acrescenta. “Já imaginou o que será se metade dos deputados não votar no líder do grupo parlamentar que o presidente do partido escolheu?”

Os deputados sociais-democratas reúnem esta quarta-feira após o debate quinzenal com o primeiro-ministro e a liderança parlamentar deverá ser um dos temas do encontro. Luís Campos Ferreira é um dos nomes apontados. Marques Mendes, Fernando Negrão, Adão Silva e José Matos Rosa são outras possibilidades.

Eleito pela primeira vez em 2011, Carlos Abreu Amorim era vice-presidente do grupo parlamentar do PSD desde então. Nas eleições internas do partido, que Rui Rio venceu, era apoiante de Pedro Santana Lopes.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários