Em Março, há aulas grátis de dança à boleia do Cumplicidades

Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa vai disponibilizar 100 aulas abertas e gratuitas de dança de diferentes estilos: do "ballet" ao folclore, passando por milongas e "lindy hop"

Foto
Etienne Boulanger/Unsplash

Vários locais de 15 freguesias de Lisboa vão acolher, no início de Março, mais de 100 aulas abertas e gratuitas de dança, no âmbito da iniciativa "Passaporte da Dança" do Cumplicidades  Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa.

O festival, cuja 3.ª edição decorre de 10 a 16 de Março, inclui este ano, pela primeira vez, esta iniciativa, em parceria com nove juntas de freguesia e de mais de 30 escolas de dança e espaços culturais da cidade, anunciou esta quarta-feira a organização do Cumplicidades numa conferência de imprensa em Lisboa.

O "Passaporte da Dança" decorre de 3 a 10 de Março. A ideia, explicou o director artístico do festival, Francisco Camacho, é "entrar nestas 'mini-localidades' para seduzir estas pessoas para a prática da dança, mas também para o festival como espectadores". As aulas disponíveis vão do ballet e dança contemporânea ao folclore, passando pelas milongas, danças indianas, dança do ventre, street dance, biodanza, salsa ou lindy hop.

Como o "Passaporte da Dança" tenta "tocar a oferta que já existe nas juntas de freguesia, tentando ir mais longe", a maior parte das aulas acontece nas escolas de dança, em horários regulares, mas outras "são proporcionadas especialmente" para a iniciativa em espaços cedidos pelas autarquias parceiras. O calendário das aulas disponíveis, bem como os locais onde irão decorrer, pode ser consultado no site do festival.

O "Passaporte da Dança" irá sendo documentado, em vídeo e fotografia, por alunos da Escola António Arroio, da ETIC e da World Academy, e o resultado será exposto no Museu do Aljube. A exposição é inaugurada a 16 de Março e fica patente até meados de Abril. A preocupação com a criação de públicos levou a organização do Cumplicidades a apresentar este ano uma outra novidade: o Programa Educativo, dirigido a adolescentes e jovens com idades entre os 15 e os 25 anos.

Sugerir correcção
Comentar