Concurso

A Câmara do Porto tem 70 mil euros para apoiar o empreendedorismo

Candidaturas para a Convocatória Aberta ScaleUp Porto já estão abertas. Há 70 mil euros para distribuir por iniciativas ligadas ao empreendedorismo, inovação e tecnologia
Foto
ScaleUp Porto

A Câmara Municipal do Porto quer voltar a desafiar os empreendedores da cidade e, por isso, lançou agora a segunda edição da Convocatória Aberta ScaleUp Porto. O concurso volta a premiar actividades que contribuam para um ecossistema local mais dinâmico e activo, através de acções realizadas durante o ano em curso. A autarquia tem até 70 mil euros para apoiar os projectos e cada proposta pode receber um máximo de 10 mil euros.

Atingiu o seu limite de artigos gratuitos


As candidaturas decorrem até 4 de Março e estão abertas a pessoas colectivas, nacionais ou estrangeiras, com delegação ou sede no concelho do Porto. O júri, informa a autarquia em comunicado, decidirá "com base no impacto" das propostas. Os vencedores serão conhecidos a 17 de Abril. Depois, de 18 de Abril a 31 de Dezembro poderás pôr as ideias em prática.

De acordo com o regulamento, o concurso concentra-se em três grandes objectivos. São eles "estimular a cultura empreendedora através de uma comunidade mais dinâmica e activa", "aumentar as oportunidades de networking e fontes de conhecimento da cidade" e "dinamizar a comunidade de startups" da cidade. Nesse sentido, à luz dos vencedores da edição anterior, realizaram-se, entre outras actividades, conferências sobre o futuro, hackathons, workshops e exposições de tecnologia.

As candidaturas podem ser feitas no site da convocatória e o regulamento completo pode ser consultado aqui. Apresentado em 2015, o ScaleUp Porto é uma iniciativa da Câmara do Porto e da UPTEC, com o apoio do Instituto Politécnico do Porto, a Porto Business School e a Agência Nacional de Inovação, que tem como objectivo "criar um ambiente, e fornecer ferramentas, para ajudar as centenas de startup geradas no seio destas e de outras instituições a medrarem no mercado internacional".