Morreu o líder da oposição do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai

Tinha 65 anos e sofria de cancro no cólon há dois. A morte foi confirmada pelo vice-presidente do partido de Tsvangirai, Elias Mudzuri.

Foto
LUSA/AARON UFUMELI

O líder da oposição do Zimbabwé, Morgan Tsvangirai, morreu nesta quarta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul. A morte foi confirmada pelo vice-presidente do partido Movimento para a Mudança Democrática, Elias Mudzuri. O antigo primeiro-ministro do Zimbabwe tinha 65 anos.

Tsvangirai sofria de cancro do cólon há dois anos. A situação clínica deteriorou-se rapidamente nos últimos dias, apesar de estar a em tratamento na África do Sul. “Morreu esta tarde. Foi a sua família que mo comunicou”, disse o vice-presidente do Movimento para a Mudança Democrática, Elias Mudzuri, citado pela Reuters.

A morte de Morgan Tsvangirai acontece nas vésperas das primeiras eleições desde que o regime de Robert Mugabe caiu. O partido da oposição tem agora que escolher um novo líder para disputar o poder contra a União Nacional Africana do Zimbabwe, partido actualmente no poder e fundado por Robert Mugabe. 

A carreira política de Tsvangirai foi marcada pela luta contra o regime do ex-Presidente, Robert Mugabe. Foi preso inúmeras vezes e alvo de quatro atentados. 

Sugerir correcção
Comentar