Dupla Marques'Almeida entre finalistas para fundo de moda do Reino Unido

Marta Marques e Paulo Almeida estão na shortlist para o prémio BFC/Vogue Designer Fashion Fund 2018. Os vencedores serão anunciados a 8 de Maio.

Foto
Marta Marques e Paulo Almeida no final do desfile, em Londres, em Fevereiro do ano passado REUTERS/Neil Hall

A dupla de designers portugueses Marques'Almeida está entre os finalistas candidatos ao fundo de design do British Fashion Council BFC/Vogue Designer Fashion Fund 2018, no valor de 200 mil libras (225 mil euros).

Lançado em 2008, o Fundo tem por objectivo descobrir novos talentos, acelerar o desenvolvimento e afirmação de profissionais em início de carreira e o crescimento dos seus projectos comerciais, ao longo de um período de 12 meses, através da atribuição de um prémio monetário. Para a candidatura, as marcas tiveram de apresentar um plano estratégico para o crescimento do negócio e os finalistas vão agora receber aconselhamento do BFC, com acesso a financiadores e especialistas da indústria, incluindo uma mesa redonda coordenada pelo criador Paul Smith.

"Temos uma lista incrível de coisas que queremos fazer com a marca, em termos criativos e de negócio, mas também estamos a contribuir para moldar a moda de forma a ser mais inclusiva realística e responsável", contam Marta Marques e Paulo Almeida à Vogue.

Sobre a forma como pretendem investir o dinheiro, caso sejam vencedores, explicam à publicação que serve para assegurar uma representação de relações públicas global, melhorar o comércio electrónico e desenvolver uma rede de distribuição fiável. "Está a começar a acontecer uma grande reestruturação com o nosso distribuidor. Precisamos de nos focar em manter o controlo e em estar menos dependentes de terceiros", acrescentam.

Conhecida sobretudo pelo uso de ganga de formas ousadas, a marca foi criada em 2011 pela dupla de criadores portugueses radicados em Londres, que escolhe termos como “despreocupação” ou “effortless” para descrever as suas criações.

Os outros finalistas do prémio são David Koma, Huishan Zhang, Le Kilt, Molly Goddard e Rejina Pyo, indica o British Fashion Council, o organismo de promoção da moda britânica.

O júri é presidido pelo dircetor da edição britânica da revista Vogue, Edward Enninful, e é composto por especialistas da indústria da moda como Caroline Rush, do BFC; o designer de origem canadiana fundador da marca Erdem, Erdem Moralioglu; a directora criativa da LABEL, Gemma Metheringham; a chefe de compras de moda da Harrods, Helen David; a modelo Jourdan Dunn; a fundadora da marca de cosmética Rodial, Maria Hatzistefanis; a responsável pelo marketing da Burberry, Sarah Manley; o responsável da Topshop, Paul Price; a presidente da chinesa JD.com, Xia Ding; e a embaixadora do BFC para talentos emergentes, Sarah Mower.

Xia Ding, da JD.com, patrocinador do concurso e principal rede retalhista na China, vai também oferecer conselhos sobre a melhor forma de penetrar no mercado chinês, o segundo maior mercado consumidor de marcas de luxo, a nível mundial.

Em 2017, o Fundo foi atribuído em ex-aequo, a Mother of Pearl e palmer // harding. Em edições anteriores, distinguiu Christopher Kane, Erdem, Mary Katrantzou, Nicholas Kirkwood, Peter Pilotto e Sophia Webster.

O objectivo, este ano, é ajudar não só em termos de consultoria e financiamento, mas também em áreas como contabilidade, merchandising, estratégia de negócios, crescimento internacional, retalho e comércio electrónico.

"A nossa lista de finalistas é uma verdadeira representação do talento de design diverso e inspirador que promovemos no Reino Unido, e estou ansioso para ver quem nos vai impressionar à medida que avançamos", diz o presidente do júri, Edward Enninful.

Desde 2010 que a dupla Marques'Almeida participa na Semana da Moda de Londres, cidade onde se instalaram em 2009. Em 2014, foram premiados na categoria de Talento Emergente - Moda Feminina dos British Fashion Awards do BFC e, em 2015, receberam o prémio da LVMH para Jovens Estilistas de Moda – prémio de holding de marcas de luxo –, no valor de 300 mil euros, atribuído por um júri que incluiu, entre outros, Karl Lagerfeld e Marc Jacobs.

A notoriedade alcançada abriu portas ao convite para criarem, nesse ano, uma colecção para a rede de lojas Topshop e para, em 2015, desenharem o guarda-roupa para o espectáculo de gala de moda da companhia de ballet de Nova Iorque.

Todos os designers finalistas serão entrevistados pelo júri a 15 de Março, e o vencedor será anunciado em 8 de Maio.

Sugerir correcção
Comentar