Patinador japonês Kei Sato é o primeiro caso de doping

Análise revelou acetalozamida, um produto diurético considerado mascarante, no organismo do atleta. Tribunal Arbitral do Desporto sublinha que nenhum resultado dos Jogos foi afectado.

Foto
A comitiva japonesa na cerimónia de abertura dos Jogos Reuters/TOBY MELVILLE

O patinador de velocidade japonês Kei Sato, especialista em pista curta, é o primeiro caso de doping nos Jogos Olímpicos de inverno de PyeongChang2018, anunciou nesta terça-feira o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

"Kei Sato acusou positivo para acetalozamida, um produto diurético considerado mascarante, numa análise fora de competição", indicou o TAS, acrescentado que o atleta está "provisoriamente suspenso" e deixa a aldeia olímpica.

Saito, de 21 anos, deverá ser substituído na estafeta dos 5000 metros masculinos, que se disputa nesta terça-feira

Entretanto, o patinador, que tinha sido testado em 4 de Fevereiro, na aldeia olímpica, disse estar "extremamente chocado" com os resultados, referindo que nunca considerou o uso de doping. "Nunca o considerei. Nunca usei esteróides anabolizantes, nunca tive necessidade de esconder", justificou o patinador, acrescentando que deixa a aldeia de forma voluntária para não perturbar os seus companheiros de equipa.

A acetalozamida é uma substância que pode ser usada no tratamento do glaucoma e em vertigens, mas pode também funcionar como agente mascarante do uso de outras substâncias proibidas.

O Tribunal Arbitral, habitualmente sediado em Lausana e deslocado para PyeongChang, por ocasião dos Jogos de Inverno, que decorrem entre 9 e 25 de Fevereiro, disse ainda que nenhum resultado nos Jogos foi afectado.

É a segunda vez que a instância jurídica desportiva se desloca por ocasião de uns Jogos, depois de o ter feito também nos Jogos Olímpicos de Verão no Rio de Janeiro, em 2016.

Sugerir correcção
Comentar