Inflação foi de 1% em Janeiro

De acordo com o INE, a taxa definitiva apurada foi inferior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior e 1,1% face ao mês homólogo de 2017

Foto
Paulo Pimenta

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu hoje em baixa a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) para os 1% em Janeiro, uma décima abaixo da estimativa rápida que fora avançada no final do mês passado.

De acordo com o INE, a taxa definitiva apurada foi inferior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior (Dezembro de 2017) e 1,1% face ao mês homólogo do ano passado (Janeiro de 2017).

Por classes de despesa e face ao mês precedente, o INE destaca os aumentos das taxas de variação homóloga das comunicações e nas bebidas alcoólicas e tabaco, com 0,6% e 2,3%, respectivamente (que tinham ficado em 0,1% e 2,0% no mês anterior, respectivamente).

Em sentido oposto, assinala-se a redução da taxa de variação homóloga da classe do vestuário e calçado e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, com menos 4,7% e 1,4%, respectivamente (menos 3,4% e 2,3% no mês anterior).

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,9%, valor inferior em 0,3 pontos percentuais ao registado em Dezembro de 2017.

A variação mensal do IPC foi menos 1% (foi nula no mês precedente e menos 0,6% em Janeiro de 2017). A variação média dos últimos doze meses, por sua vez, fixou-se em 1,3%, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês anterior.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,1%, inferior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,2 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do euro (em Dezembro, a variação homóloga do IHPC português foi superior em 0,2 pontos percentuais à da área do euro).

O IHPC registou uma variação mensal de menos 1,2% (menos 0,2% no mês anterior e menos 0,7% em Janeiro de 2017) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,5% (1,6% em Dezembro).

Sugerir correcção
Comentar