Governo vai revogar licença de descargas da Celtejo

Nova licença vai ter em conta os parâmetros de descargas que a empresa tinha em 2016, antes de ter sido autorizada a mais do que duplicar a emissão de águas residuais no Tejo.

Foto
Fábrica da Celtejo em Vila Velha de Ródão Ricardo Lopes

O Governo vai revogar a licença de Maio de 2016 à Celtejo na qual mais do que duplicou o montante das descargas de águas residuais que a empresa estava autorizada a fazer para o rio Tejo. A Celtejo, que, por decisão do Ministério do Ambiente, está actualmente obrigada a reduzir em 50% os despejos que estavam previstos nessa licença de 2016, poderá, contudo, num futuro próximo, ver ser-lhe imposta uma redução ainda maior.

Segundo o PÚBLICO apurou, os novos valores de descargas que constarão de uma futura licença vão depender da investigação em curso à qualidade da água do rio, do resultado das análises feitas recentemente à saída da tubagem da ETAR da Celtejo para o rio e do estudo que está a ser feito pela Universidade Nova de Lisboa que irá determinar a actual capacidade do Tejo para receber águas residuais.

Uma coisa é certa: a revisão dos montantes das descargas permitidos à Celtejo incidirá sobre o valor original anterior à licença de 2016, e não sobre o que estava previsto pós-2016 e antes de a empresa ser obrigada a reduzir as descargas em 50% devido à mancha de poluição revelada no Tejo a 24 de Janeiro.

As razões para a revogação estão previstas de forma clara no diploma de 2016, que estabelece o regime da utilização geral dos recursos hídricos nacionais, nos decretos-lei que o sustentam e nas licenças às empresas para emitirem águas residuais, nomeadamente a da Celtejo. Na licença passada a esta empresa é escrito que a mesma “poderá ser revista ou revogada nos casos previstos nos artigos 28 e 32 do Decreto-Lei 226-A/2007”. Dois dos pontos do Artigo 28 deste diploma deixam razões suficientes para a revogação: “Os títulos de utilização podem ser modificados por iniciativa da autoridade competente, ainda que em termos temporários, sempre que: a) se verificar uma alteração das circunstâncias de facto existentes à data da emissão do título e determinantes desta, nomeadamente a degradação das condições do meio hídrico [...] e) se verifique uma seca, catástrofe natural ou outro caso de força maior.”

90% das descargas no rio

Até Maio de 2016, a Celtejo tinha uma licença do Ministério do Ambiente para emitir águas residuais com 0,9kg de CBO5/TSA (uma medida da matéria orgânica dissolvida), mas esses valores foram alterados numa nova licença, com o Governo autorizar, através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), um aumento do parâmetro CBO5 para 2,5 kg, ou seja, um aumento de 178% que, em breve, pode ser novamente reduzido de forma significativa.

Logo após o surgimento de uma enorme mancha de espuma junto do açude de Abrantes, a 24 de Janeiro, o Ministério do Ambiente determinou que a Celtejo reduzisse as descargas em 50% durante dez dias.

Já a 31 de Janeiro, APA revelou que a carga poluente que afectou o rio Tejo na zona de Abrantes teve origem nas descargas da indústria da pasta de papel. As análises, divulgadas mostraram que os níveis de celulose — que representam a totalidade da matéria vegetal presente — estavam cinco mil vezes acima dos níveis recomendados. A APA revelou ainda que a Celtejo era responsável por 90% das descargas feitas no rio na zona de Vila Velha de Ródão.

Na passada segunda-feira (dia 5), a Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) revelou análises feitas em vários colectores de empresas de Vila Velha de Ródão que mostram que duas empresas “concorrentes” da Celtejo (Navigator e Paper Prime) cumprem os valores de descarga de efluentes permitidos. As análises feitas à empresa do grupo Altri não foram reveladas devido a dificuldades que atrasaram a sua recolha.

“Em fase de testes”

Ainda assim, o Ministério do Ambiente prolongou por mais 30 dias a redução em 50% das descargas da Celtejo, que podem ser prolongadas ainda por mais 30 dias, altura estimada para estar concluído o estudo da Universidade Nova sobre as capacidades reais do Tejo para receber descargas. Só nessa altura serão avaliados os parâmetros da nova licença a passar à Celtejo, que dependerão, acima de tudo, da qualidade da água despejada no Tejo pela empresa, depois de passar pela nova estação de tratamento da mesma.

E no que respeita à nova ETAR da Celtejo tem-se verificado um facto no mínimo curioso. A papeleira garantiu já por diversas vezes que ela está a funcionar em pleno desde Setembro do ano passado. Já os responsáveis da APA, sempre que se referem a ela, dizem estar “em fase de testes”.

O Governo já por diversas vezes garantiu que todas licenças das empresas que emitem águas residuais para os recursos hídricos nacionais estão a ser analisadas e que vão ser revistas brevemente. Segundo o PÚBLICO apurou, só na zona do Tejo estão já identificadas cerca de 40 empresas, cuja análise das licenças carece de mais rapidez, por estarem avaliadas como mais poluidoras.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários