O frio não impediu o atleta do Tonga de desfilar como se estivesse no Rio

Pita Taufatofua marca presença nos dois eventos desportivos porque além de ser um atleta de artes marciais, de Taekwondo, é também esquiador.

Fotogaleria
O atleta desfilou esta quarta-feira como na cerimónia de abertura dos jogos no Rio de Janeiro Reuters/ERIC GAILLARD
Fotogaleria
Reuters/KAI PFAFFENBACH
Fotogaleria
LUSA/VASSIL DONEV
Fotogaleria
LUSA/FILIP SINGER
Fotogaleria
Reuters/SEAN M. HAFFEY
Fotogaleria
Reuters/PHIL NOBLE
Fotogaleria
O atleta numa prova na Finlândia Kai Pfaffenbach

Foi um sucesso na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão no Rio de Janeiro, em 2016, e voltou a ser nesta sexta-feira, no mesmo evento nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang. O atleta Pita Taufatofua bisou, em tronco nu, como porta-estandartes do Tonga, na Polinésia. A grande diferença terá sido a temperatura: 0ºC, na Coreia do Sul.

Pita Taufatofua marca presença nos dois eventos desportivos porque além de ser um atleta de artes marciais, de Taekwondo, é também esquiador e pratica esqui de fundo. Se todas as equipas desfilaram vestidas até ao pescoço, de luvas e gorro – os portugueses foram com os Descobrimentos no equipamento e o brasão ao peito –, o atleta de 24 anos seguia de peito nu, bronzeado e oleado, usando apenas o traje tradicional do seu país.

“Depois do Rio, decidi encontrar um desporto que fosse o mais difícil possível porque precisava de um novo desafio”, contou ao canal olímpico, em Janeiro, depois de ter conseguido a qualificação. “O objectivo era fazê-lo num ano e conseguimos fazê-lo num ano”, sublinhou então, citado pela Times, acrescentando que se sacrificou durante 20 anos para conseguir ser um atleta olímpico de Verão e apenas um para se tornar um atleta olímpico de Inverno. 

Na verdade a delegação do Tonga consiste apenas neste atleta e nos seus treinadores que, mal as camaras deixaram de gravar, ajudaram Pita Taufatofua a vestir-se com roupas quentes.

Sugerir correcção
Comentar