Twitter dá lucro pela primeira vez

Número de utilizadores estagnou, em parte por causa da limpeza de contas maliciosas.

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Depois de anos de prejuízos, o Twitter conseguiu o primeiro trimestre com lucro Reuters/Dado Ruvic

O Twitter teve lucro no último trimestre de 2017, naquele que é o primeiro resultado financeiro positivo nos quase 12 anos de história da empresa. Já o número de utilizadores estagnou, em parte por causa da remoção de contas falsas e de spam por parte da própria rede social.

A empresa teve 732 milhões de dólares de receitas entre Outubro e Dezembro, a maioria das quais provenientes do negócio da publicidade (para além de mostrar vários tipos de anúncio, o Twitter também vende informação a terceiros). O lucro foi de 91 milhões de dólares. Apesar da evolução no último trimestre, o ano terminou com 108 milhões de dólares de prejuízo. O Twitter disse estar à espera que 2018 seja o primeiro ano completo com resultados positivos.

Já o número de utilizadores permaneceu inalterado face ao trimestre anterior. Em Dezembro, o Twitter tinha 330 milhões de utilizadores mensais, muitos dos quais são empresas, como órgãos de informação, que frequentemente têm muita actividade nesta rede social e se desdobram em várias contas. O número é substancialmente inferior ao do Facebook, que é a maior rede social do mundo e que ronda os 2130 milhões de utilizadores mensais. Já o Snapchat, uma aplicação para partilha de mensagens e fotografias, não dá informações sobre os utilizadores mensais, mas tem 187 milhões de utilizadores activos diariamente.

Segundo o Twitter, o número de utilizadores foi afectado “por um esforço de melhoria da qualidade da informação”. 

É frequente encontrar na rede social os chamados bots, que são contas que publicam conteúdo automaticamente. Muitos destes bots são contas legítimas (por exemplo, as que publicam actualizações noticiosas), mas esta técnica também é usada para fins como inflacionar o número de seguidores de uma pessoa e tentar tornar alguns temas mais visíveis. Esta técnica fez parte da estratégia usada pelos russos para tentar influenciar as eleições americanas que elegeram Donald Trump (um utilizador muito activo da plataforma). O Twitter diz que fez esforços para "reduzir actividade maliciosa no serviço, incluindo spam, automação maliciosa, e contas falsas”.

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