Bolsa de bitcoins suspende transacções e espalha-se o medo de um ataque

Binance, com sede em Hong Kong, nega ter sido atacada e distribui criptomoedas por seguidores no Twitter.

Foto
As bolsas permitem transaccionar várias criptomoedas LUSA/DAVE HUNT

Uma bolsa online para compra e venda de criptomoedas como a bitcoin suspendeu o funcionamento para o que afirmou ser uma manutenção técnica. A paragem levou a que a confusão e os rumores sobre um possível ataque se espalhassem entre os investidores.

A Binance, que tem sede em Hong Kong e é uma das bolsas de criptomoedas mais usadas no mundo, anunciou na madrugada desta quinta-feira (hora de Lisboa) que iria ter de prolongar uma actualização de sistema “devido a um aumento significativo dos utilizadores e das actividades de transacção”. Os investidores ficaram sem acesso aos respectivos fundos. O mais recente anúncio da empresa no Twitter indica que a actividade deverá ser retomada esta noite.

A suspensão motivou especulação sobre um possível ataque à Binance (recentemente, uma outra bolsa foi alvo de um roubo informático em que os atacantes conseguiram cerca de 530 milhões de dólares numa criptomoeda pouco conhecida). A empresa nega veementemente ter sido atacada.

Num mercado com regras pouco definidas, este está longe de ser o primeiro caso de uma bolsa de transacções de criptomoedas que suspende o funcionamento, deixando os investidores sem poder movimentar os respectivos fundos ou alterar as ordens feitas, e sem ter uma autoridade de supervisão ou regulação quem possam recorrer. A Kraken, uma bolsa europeia, é outra das que recentemente passou por um período de funcionamento intermitente. Dada a grande oscilação de preços que caracteriza as criptomoedas, ficar algumas horas sem poder dar ordens de compra e venda pode significar perder oportunidades de lucro ou sofrer perdas significativas.

Na sequência da suspensão, o empresário John McAfee, criador do antivírus com o mesmo nome, foi um dos que deu voz a receios de um ataque. Numa das mensagens que publicou no Twitter, McAfee divulgou uma fotografia de um ecrã com um aviso da própria Binance a dizer que um dos seus servidores fora atacado. McAfee (que é um acérrimo defensor da bitcoin e se identifica a si próprio no Twitter como “criptovisionário”) disse ter recebido dezenas de relatos semelhantes, mas admitiu que a imagem podia não ser verdadeira. A empresa respondeu de forma incisiva: “A Binance não foi atacada. Por favor não espalhe informação falsa”, lê-se numa mensagem no Twitter, onde a Binance decidiu distribuir fundos por alguns seguidores como forma de compensação.

No Twitter, os utilizadores dividiram-se entre a compreensão pela necessidade de actualizações técnicas e a indignação pela falta de aviso e pela demora em repor o funcionamento. “Um email teria sido simpático. Isto não é apenas uma coisa de 30 minutos… Mas percebo que tenha de ser feito”, escreveu um utilizador.

O mercado tem estado em queda desde o início do ano. Mas a bitcoin e as outras criptomoedas recuperaram parcialmente nos últimos dias da derrocada recente. Nesta quinta-feira, a bitcoin tem sido transaccionada por um preço ligeiramente acima dos oito mil dólares, depois de ter rondado os seis mil no início da semana. Às 19h14, a criptomoeda valia 8202 dólares, de acordo com o site CoinMarketCap.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários