Acusado de maus tratos a 24 cães diz que gosta de animais

Julgamento começou em Setúbal. Arguido nega dedicar-se à criação e comércio de cães e justifica as más condições em que os animais se encontram com desconhecimento e dificuldades económicas

Foto

Joana Bourgad

O proprietário de uma quinta em Palmela, acusado de 24 crimes de maus tratos a animais de companhia, afirma gostar de cães e atribui as más condições em que detinha 25 canídeos de várias raças e idades a desconhecimento, dificuldades económicas e problemas de saúde.

O arguido, de cerca de 60 anos, foi ouvido nesta quarta-feira, no Tribunal de Setúbal, no início do julgamento em que é acusado de maus tratos a cães, tendo sido identificado na sequência de uma inspecção da GNR à quinta onde mantinha os animais, em Vale de Barris, Palmela.

No dia 10 de Outubro de 2015, a guarda encontrou na propriedade do individuo 25 cães — um dos quais uma cria já morta —, de várias raças, designadamente labrador, cane corso, sptiz alemão, shar-pei e buldogue francês, e idades.

Segundo a acusação, os cães estavam mal-tratados, magros, com problemas de saúde como infecções parasitárias, falta de tratamento veterinário e vacinação, viviam em abrigos improvisados, sem adequadas condições de conforto, sem água limpa e em quantidade, e alguns acorrentados, em espaços sujos de urina e fezes de vários dias.

Uma das crias morreu antes da chegada da GNR e as outras sete da mesma ninhada, que teria dois dias de vida, acabariam por sucumbir também alguns dias depois. Os exames indicam como causas da morte problemas decorrentes da ingestão de aparas de madeira que o arguido colocou no fundo da caixa que improvisou como maternidade.

Devido a estas mortes, sete dos 24 crimes de maus tratos são qualificados.

O homem diz que colocou as aparas com boa-intenção, para conforto dos animais. O desconhecimento foi uma das razões invocadas pelo arguido, dizendo não saber o estado de saúde em que os cães se encontravam. “Não esperava que os animais tivessem essas doenças, não seu veterinário”, comentou.

A outra causa que referiu para a não prestação de cuidados de saúde aos cães foi a falta de condições económicas. “Quando chegamos a um veterinário, a primeira coisa que perguntam é se trazemos dinheiro”, disse.

Já para a falta de limpeza dos espaços em que os animais viviam, queixou-se de problemas de saúde “nas costas”, mas assegurou que limpava cada uma das áreas pelo menos uma vez por semana.

No caso das oito crias recém-nascidas de Vanessa, uma cadela Cane Corso, o arguido confirmou ter conhecimento de que os animais não estavam bem, e explicou que ia levá-los ao veterinário precisamente no dia em que a GNR apareceu.

“A cadela tinha parido há dois ou três dias e eu estava à espera da ajuda de uma senhora para ir comigo ao veterinário porque ela é que ia emprestar-me o dinheiro. Tínhamos combinado que iríamos nesse dia.”, sustentou.

A GNR chegou à propriedade às 7h o que, segundo o homem, explica a falta de comida junto dos cães. “Eu tratava dos animais de manhã mas a essa hora ainda não o tinha feito”, disse, acrescentando que dava rações diversas aos animais, em função da idade e condição, e carne de frango cozida com arroz.

A acusação refere também que o homem atirou a cria morta para fora da propriedade, mas este nega. Garante que colocou o corpo em cima do muro da quinta, embora não saiba explicar quem o possa ter levado para um olival, distante da propriedade, nessa noite em que, reconhece, era a única pessoa lá em casa.

A acusação sustenta também que o homem se dedicava à criação e negócio de cães. Confrontado pela juíza e pela procuradora do Ministério Público em relação a uma página de Facebook onde estavam fotografias de crias, apontamentos com identificação e preços de cães, assim com anúncios na OLX, o acusado negou ser criador e vendedor. “Não vendia os cães, nunca recebi dinheiro”, afirmou, admitindo apenas que “trocava os animais por alimentos, como galinhas, e utensílios para agricultura”.

O julgamento prossegue no dia 7 de Março, com a audição das seis testemunhas do processo.

Sugerir correcção
Comentar