Kequyen Lam é o porta-estandarte português na cerimónia de abertura

O atleta português vive no Canadá e o Comité Olímpico Português considera a escolha uma homenagem aos emigrantes portugueses.

Foto
Atletas olímpicos a treinar para a competição dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018 Reuters/MURAD SEZER

O esquiador Kequyen Lam, um dos dois representantes portugueses nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018, vai ser o porta-estandarte luso na cerimónia de abertura da competição, agendada para sexta-feira, anunciou o Comité Olímpico Português (COP). Portugal terá dois atletas nesta edição organizada pela Coreia do Sul

"É um estreante em Jogos Olímpicos, mas está totalmente envolvido no espírito da missão, como também está o Arthur Hanse. Há quatro anos foi o Arthur o porta-estandarte, pelo que considerámos que seria justo atribuir esta missão ao Kequyen", disse Pedro Farromba, o chefe da missão portuguesa.

Farromba, que preside à Federação Portuguesa de Desportos de Inverno, considerou ainda que a escolha de um atleta que vive no Canadá, "foi também uma forma de homenagear os milhares de portugueses que vivem" naquele país.

Portugal vai estar, pela primeira vez, representado em duas modalidades nos Jogos Olímpicos PyeongChang2018, com Arthur Hanse, no esqui alpino, e Kequyen Lam, em esqui de fundo.

Arthur Hanse, que vive em França, vai disputar as provas de slalom gigante e slalom, a 18 e 22 de Fevereiro, respectivamente, quatro anos depois de, na estreia olímpica, não ter terminado nenhuma das provas de esqui alpino.

Kequyen Lam, antigo snowboarder de 38 anos, nasceu em Macau e vive no Canadá, vai competir na modalidade de cross country (15 km), uma das vertentes do esqui nórdico.

Os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 vão disputar-se entre sexta-feira e 25 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários