Hugo Graça Figueiredo sucede a Nuno Artur Silva

Nome para a área financeira também está escolhido, mas aguarda aprovação de Mário Centeno.

Foto
pbc pedro cunha

O Conselho Geral Independente (CGI) convidou Hugo Graça Figueiredo para a liderança da área de Conteúdos da RTP. Em comunicado, a CGI avança ainda que o nome para a área financeira também já está escolhido, mas que aguarda pelo “parecer prévio e vinculativo do ministro das Finanças”, Mário Centeno.

"Na sequência de contactos posteriores com Gonçalo Reis, o CGI procedeu à designação dos dois outros membros do Conselho de Administração: o engenheiro Hugo Graça Figueiredo e, para a área financeira, uma personalidade cuja designação foi submetida, nos termos da lei, ao parecer prévio e vinculativo do ministro das Finanças", lê-se no comunicado.

A 25 de Janeiro, o CGI, que supervisiona a administração da RTP, entre outras funções, anunciou que tinha convidado Gonçalo Reis, cujo mandato termina este mês, a apresentar um Projecto Estratégico da empresa para o triénio 2018-2020 e que os restantes dois membros - Nuno Artur Silva e Cristina Vaz Tomé cessavam funções.

Na altura, o CGI recordou que Nuno Artur Silva foi "responsável, nos últimos três anos, pela reconfiguração estratégica da política de conteúdos da empresa, numa óptica de serviço público de media, tarefa que desempenhou de modo altamente meritório e sucessivamente reconhecido pelas instâncias de escrutínio da empresa".

No entanto, a continuidade de Nuno Artur Silva na RTP era "incompatível com a irresolução do conflito de interesses entre a sua posição na empresa e os seus interesses patrimoniais privados, cuja manutenção não é aceitável, não obstante o CGI, no âmbito das suas funções de supervisão e fiscalização, não ter verificado que isso tenha sido lesivo da empresa, no decurso do seu mandato", argumentava então o CGI.

No que respeita a Cristina Tomé, o CGI salienta que a administradora cessante, com o pelouro financeiro, "contribuiu, de modo altamente meritório, para uma gestão empresarial eficiente, que se saldou pelo equilíbrio das contas e pela estabilização financeira, ao longo dos três anos de mandato" Além disso, teve "um papel da maior importância no relançamento dos investimentos na RTP, com diversas iniciativas relevantes".

Hugo Graça Figueiredo é engenheiro civil pelo Instituto Superior Técnico com MBA pela Universidade Nova de Lisboa. Foi administrador do PÚBLICO. Com larga experiência de gestão em sectores como telecomunicações e media, Hugo Figueiredo liderou projectos nas áreas do digital, conteúdos, marketing e parcerias estratégicas, foi administrador da Rádio Nova e desempenhou funções na direcção das operadoras NOS e Optimus.

Foi ainda vice-presidente da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

O novo administrador é professor de Comunicação em pós-graduação na Porto Business School, empreendedor e consultor de marketing em projectos ligados à educação. Maria Lopes

Sugerir correcção
Comentar