Quer proteger a pele do frio? Damos-lhe uma ajuda

Para o ajudar a prevenir as irritações, frieiras, secura cutânea, fissuras e agravamento da dermite atópica, que são algumas das consequências das baixas temperaturas.

Fotogaleria
Unsplash @alisaanton
Fotogaleria
Para pele seca e muito seca, a Nivea, à venda nas grandes superfícies, sugere os cremes de dia suavizantes DR
Fotogaleria
A Vichy aconselha a utilização de óleos, como o óleo de jojoba, através da aplicação do Elixir Completo Reequilibrante de Neovadiol, à noite. E o creme de dia Slow Âge Fluido DR
Fotogaleria
O Eucerin Aquaporin Active protege dos raios solares e o Eucerin pH5 Creme Intensivo é indicado para restaurar e estabilizar o pH ideal das peles secas, sensíveis e irritadas DR
Fotogaleria
A Neutrogena sugere o Hydro Boost Gel-Creme para garantir uma pele mais elástica e suave DR
Fotogaleria
A L'Oréal disponibiliza o Hydragenius Pele Seca e Sensível DR
Fotogaleria
A Clinique propõe o Moisture Surge Intense Skin Fortifying Hydrator DR
Fotogaleria
A Uriage sugere o Cold Cream para proteger a pele das agressões exteriores, como o vento e o frio DR
Fotogaleria
Para as mãos secas e gretadas existe o Creme de Mãos Reparador e o Creme De Mãos Intensivo da Nivea DR
Fotogaleria
O Creme de Mãos Elasticidade Intensa FPS 20 e o Creme de Mãos Concentrado, sem perfume, da Neutrogena DR
Fotogaleria
O creme de mãos Eucerin pH5 ajuda a reduzir a desidratação, a proteger a pele contra irritações e a cicatrizar DR
Fotogaleria
A Uriage disponibiliza o Water Hand Cream que repara e nutre as mãos quando estão ressequidas ou gretadas DR
Fotogaleria
Para lábios e narizes secos e gretados pelo frio, a Neutrogena aconselha o Bálsamo Nariz e Lábios Reparação Imediata DR
Fotogaleria
A Uriage oferece o Stick Labial Reparador com manteiga de karité, que nutre os lábios secos e protege-os de agressões exteriores, como as baixas temperaturas DR
Fotogaleria
Caso tenha uma pele desidratada e sensível à volta dos olhos existe o Eucerin Aquaporin Active Revitalizante Contorno de Olhos DR

Durante os meses de Inverno, as baixas temperaturas fazem com que o sangue tenha mais dificuldade em chegar às camadas superficiais da pele. Este processo chama-se vasoconstrição, ou seja os vasos sanguíneos contraem-se e a pele fica mais fria, seca e com vermelhidão.

Este efeito deve-se ao facto de o frio provocar a irritação e a desidratação da pele, originando uma inflamação conhecida por eczema, explica João Maia Silva, coordenador da Dermatologia da Clínica CUF Alvalade.

Essa desidratação é provocada pela diminuição da produção de gordura, graças ao facto de muitas vezes o frio estar associado à diminuição da humidade atmosférica. "Além disso, a diminuição da produção de sebo, que depende da manutenção dos níveis de água no interior do nosso corpo, faz com que a pele perca a função de barreira", acrescenta.

Neste caso, o especialista aconselha a utilização de "cremes hidratantes destinados a peles secas, ou seja, mais ricos em gordura e que muitas vezes estão associados a pele atópicas". "Também devemos beber muita água ou outros líquidos como o chá", acrescenta. Segundo o dermatologista, a hidratação adequada não corrige apenas o problema da pele mas ajuda a isolar o corpo evitando, assim, a perda de calor.

As extremidades do nosso corpo são as áreas mais afectadas pelo frio, "já que têm menos irrigação sanguínea". "O nariz, as orelhas e os dedos são as zonas mais sensíveis". Se o surgimento das frieiras não conseguir ser evitado, "estas devem ser tratadas com cremes hidratantes e anti-inflamatórios, apesar de alguns precisarem de prescrição médica", esclarece João Maia Silva. O dermatologista alerta ainda que quem sofre, por exemplo, de doenças reumatológicas deve ter cuidados redobrados, já que estas provocam o aumento da sensibilidade ao frio, ou seja, fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam mais do que o habitual.

Para o ajudar a prevenir as irritações, frieiras, secura cutânea, fissuras e agravamento da dermite atópica, que são algumas das consequências das baixas temperaturas, seleccionámos uma lista de produtos não só para o rosto, como para as mãos, lábios, nariz e olhos, que são as partes do corpo mais expostas (ver fotogaleria em cima)

Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Comentar