Guterres prepara conversações sobre desarmamento

De acordo com a Reuters, o secretário-geral da ONU quer sentar as potências à mesma mesa para negociar o desarmamento nuclear, o fim guerra informática e do armamento mais leve.

Foto
LUSA/YONHAP

António Guterres, secretário-geral da ONU, pretende avançar com conversações sobre o desarmamento que deverão abranger o desenvolvimento nuclear, a guerra informática e o armamento mais leve, noticia a Reuters, citando um especialista de Genebra com conhecimento deste plano.

O objectivo de Guterres é colocar um travão na corrida nuclear e reunir novamente as grandes potências à mesma mesa depois de duas décadas de impasse. Além disso, o secretário-geral da ONU quer acabar com a paralisia dos Estados relativamente à ameaça informática e à robótica envolvendo para isso o sector privado e iniciar conversações sobre a utilização de explosivos em áreas urbanas, bem como reduzir o acesso a armas convencionais, responsáveis pelo maior número de mortes em todo o mundo.

À Reuters, fonte oficial norte-americana expressou dúvidas no que respeita às hipóteses de sucesso de Guterres, pelo menos no curto-prazo, argumentando que “receia” que o secretário-geral pretenda apenas “tratar dos sintomas” em vez de atacar as “causas pelas quais os países” desenvolvem os seus arsenais.

Será Izumo Nakamitsu, a responsável pela pasta do desarmamento, que supervisionará a aplicação da estratégia de Guterres, procurando reunir as grandes potências à mesma mesa apesar da falta de confiança entre Washington e Moscovo e o escalar das tensões na Península da Coreia.

“O caminho para a paz através do desarmamento não espera pela materialização da situação ideal de segurança, enquanto os países aumentam os seus orçamentos militares e os arsenais de ano para ano”, afirmou Nakamitsu em Outubro do ano passado. “Não devemos evitar o pensamento mais ousado”, rematou.

Ainda de acordo com a Reuters, Guterres pretende desvendar o seu plano em Genebra no final de Fevereiro, quando vários ministros dos Negócios Estrangeiros, incluindo o russo Sergei Lavrov, são esperados no Conselho para os Direitos Humanos da ONU. O objectivo é que a estratégia comece a ser aplicada em Abril. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários