Jogos Olímpicos de Inverno

O dia em que a pompa e a circunstância norte-coreana chegaram à Coreia do Sul

Elementos da claque norte-coreana na fronteira entre os dois países Reuters/POOL
Fotogaleria
Elementos da claque norte-coreana na fronteira entre os dois países Reuters/POOL

Num dia, um ferry trouxe quase centena e meia de músicos norte-coreanos para actuar na Coreia do Sul à boleia dos Jogos Olímpicos de Inverno. Um dia depois, esta quarta-feira, mais de 200 elementos da prometida claque da Coreia do Norte atravessaram a fronteira com o país a sul para se prepararem para a cerimónia de abertura.

Há mais de 16 anos que a entrada de navios norte-coreanos nos portos da Coreia do Sul estava barrada mas esta semana o Mangyonbong 92 chegou ao porto de Mukho com uma “carga” particular: os 140 elementos da orquestra que irá actuar no país a propósito dos Jogos Olímpicos de Inverno.

À cabeça desta comitiva musical está a cantora Hyun Song Wol, que é também membro do Comité Central do Partido Popular da Coreia. A orquestra enviada por Pyongyang tem duas actuações previstas: uma na quinta-feira em Gangneung, próximo da cidade que acolhe os Jogos, Pyeongchang, e outra no domingo em Seul.

A última vez que este ferry cruzou águas sul-coreanas tinha sido em 2002, quando transportou uma claque de apoio da Coreia do Norte para os Jogos Asiáticos, que tiveram lugar na cidade de Busan. O navio foi uma oferta dos coreanos radicados no Japão ao “Presidente Eterno” Kim Il-sung por ocasião do seu 80.º aniversário, em 1992.

À chegada, o Mangyonbong 92 e os seus passageiros foram recebidos com protestos. “Eles vêm para a Coreia do Sul para nos enganar”, afirmou à agência Reuters um manifestante de 67 anos. À sua volta, outras pessoas empunhavam bandeiras sul-coreanas e dos Estados Unidos, enquanto cantavam o hino da Coreia do Sul. Outros mostravam cartazes com o rosto do líder norte-coreano Kim Jong-un riscado por uma cruz vermelha.

O ministro sul-coreano para a Unificação afirmou que a decisão de suspender temporariamente a proibição aos navios norte-coreanos serve para “apoiar uma realização bem-sucedida dos Jogos Olímpicos de Inverno”, que se iniciam esta sexta-feira. É, ao mesmo tempo, um sinal de arrefecimento das relações tensas que se têm verificado entre os dois países nos últimos meses com os ensaios dos programas balísticos e nuclear de Pyongyang.

Nesta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, os dois países vão desfilar na cerimónia de abertura sob a mesma bandeira da Coreia unificada. Participarão ainda com uma selecção conjunta na modalidade feminina de hóquei no gelo.

Esta quarta-feira, uma outra comitiva norte-coreana chegou à Coreia do Sul, desta vez por autocarro. No total, 280 pessoas passaram a fronteira, incluindo o ministro do Desporto da Coreia do Norte, 26 atletas de taekwondo, três elementos do Comité Olímpico norte-coreano, 21 jornalistas e, acabando por roubar as atenções, 229 cheerleaders. Esta claque, que Pyongyang prometeu enviar em meados de Janeiro, deverá actuar nesta edição dos Jogos Olímpicos, a começar desde logo pela cerimónia de abertura. 

Reuters/YONHAP
Reuters/STRINGER
Reuters/STRINGER
Reuters/STRINGER
Reuters/STRINGER
Reuters/YONHAP
Reuters/STRINGER
Reuters/POOL
Reuters/STRINGER
LUSA/AHN YOUNG-JOON / POOL
Reuters/STRINGER
Reuters/STRINGER
Reuters/POOL
Reuters/STRINGER
Reuters/POOL
epa06499508 A protestor holds up a portrait of North Korean leader Kim Jong-Un marked with a cross, as police form a line to prevent protestors moving closer to a North Korean cargo-passenger ferry Man Gyong Bong 92, carrying 140 members of a North Korean arts troupe, as it arrives in Mukho port, in Gangwon-do province, South Korea, 06 February 2018. The troupes visit is timed to coincide with the PyeongChang 2018 Olympic Games that start 09 February.  EPA/JEON HEON-KYUN
epa06499508 A protestor holds up a portrait of North Korean leader Kim Jong-Un marked with a cross, as police form a line to prevent protestors moving closer to a North Korean cargo-passenger ferry Man Gyong Bong 92, carrying 140 members of a North Korean arts troupe, as it arrives in Mukho port, in Gangwon-do province, South Korea, 06 February 2018. The troupes visit is timed to coincide with the PyeongChang 2018 Olympic Games that start 09 February. EPA/JEON HEON-KYUN LUSA/JEON HEON-KYUN
LUSA/JEON HEON-KYUN
LUSA/JEON HEON-KYUN
LUSA/JEON HEON-KYUN
O <i>ferry</i> ManGyongBong 92 transportou os 140 músicos norte-coreanos para participar nos Jogos Olímpicos de Inverno
O ferry ManGyongBong 92 transportou os 140 músicos norte-coreanos para participar nos Jogos Olímpicos de Inverno LUSA/SONG KYUNG-SEOK / POOL
Reuters/POOL
Reuters/KIM HONG-JI
Reuters/KIM HONG-JI
Reuters/KIM HONG-JI
LUSA/SONG KYEONG-SEOK / POOL
Reuters/POOL
Reuters/POOL
LUSA/SONG KYEONG-SEOK / POOL
Reuters/POOL
Reuters/POOL
LUSA/SONG KYEONG-SEOK / POOL
LUSA/YONHAP
LUSA/YONHAP
LUSA/YONHAP
LUSA/YONHAP
Hyon Song-wol, a vocalista da banda feminina Moranbong Band
Hyon Song-wol, a vocalista da banda feminina Moranbong Band LUSA/YONHAP