António Costa inaugura exposição sobre Fernando Pessoa em Madrid

Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura vai mostrar no Museu Rainha Sofia, até 7 de Maio, 160 obras de cerca de vinte nomes fundamentais da história do Modernismo em Portugal.

Foto
Fernando Pessoa retratado por Almada Negreiros Enric Vives-Rubio

O primeiro-ministro português, acompanhado pelo ministro espanhol da Cultura, inaugura esta terça-feira uma exposição sobre Fernando Pessoa e a vanguarda de artistas portugueses do princípio do século XX no Museu Rainha Sofia, em Madrid.

Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura é uma mostra que "aproxima o espectador do pouco conhecido cenário vanguardista português desenvolvido entre 1914 e 1936", assinala o Rainha Sofia em nota à imprensa.

Este museu de arte do século XX e contemporânea acrescenta que Fernando Pessoa (1888-1935) participou na evolução deste movimento artístico "através dos seus escritos e suas amplas e versáteis propostas artísticas".

António Costa e o ministro espanhol da Cultura, Ínigo Méndez de Vigo, inauguram oficialmente a exposição às 19h30 (18h30 de Lisboa).

Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura, que vai ficar aberta ao público entre esta quarta-feira e o dia 7 de Maio, reúne mais de 160 obras de arte (pintura, desenhos e fotografia) de cerca de 20 artistas, como José de Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso, Eduardo Viana, Sarah Affonso, Júlio, Sonia e Robert Delaunay, entre outros.

Os comissários da mostra são a historiadora de arte Ana Ara e o subdirector do Museu Rainha Sofia, o português João Fernandes, que na semana passada disse à Lusa que esta exposição vai ser "uma grande revelação", com "nomes fundamentais" da história do Modernismo em Portugal.

António Costa vai aproveitar a deslocação a Madrid para realizar um almoço de trabalho com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, no qual serão discutidos os grandes temas da actualidade bilateral, europeia e internacional. Uma das matérias a tratar será a visita de Estado que o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá fazer a Espanha ainda durante o primeiro semestre de 2018, e que ainda não tem data marcada.

O Museu Rainha Sofia é o mais visitado de Espanha e um dos mais visitados em todo o Mundo, tendo registado mais de 3,6 milhões de entradas em 2016. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários