A tua fotografia pode ajudar a revitalizar um Porto esquecido

Autarquia promove concurso através de apoio europeu dado para "reactivar locais abandonados ou degradados", no caso a zona de Santa Clara, junto à Muralha Fernandina e sob a Ponte Luiz I

Foto
Vista da Muralha Fernandina Miguel Nogueira/ Arquivo

O mote do concurso explica em parte a idea: "Re.Ver Santa Clara". A zona junto à Muralha Fernandina e sob a Ponte Luiz I, no centro histórico da cidade, foi a escolhida pela Câmara Municipal do Porto (CMP), através da Porto Vivo, SRU e Porto Lazer, como geografia de intervenção. No âmbito do programa comunitário "2nd Chance - Waking Up the Sleeping Giant", procura-se com este concurso "ajudar ao reconhecimento do local através da fotografia", lê-se no site da autarquia.

Com o objectivo de "reactivar locais degradados e abandonados que perderam o seu propósito original", o concurso decorre até 3 de Março e tem as portas abertas a qualquer pessoa. Os trabalhos — cada participante pode apresentar um máximo de três imagens — devem ser enviados para o e-mail fotosantaclara@portolazer.pt e as melhores imagens vão integrar uma exposição. O vencedor tem um prémio de 750 euros.

"Embora pouco acessível e algo degradada, a zona está actualmente identificada como 'um terreno de grande visibilidade, com potencialidades próprias e um rácio investimento público/investimento privado muito favorável'. O plano de acção, multidisciplinar, passa por dinamizar e reabilitar este espaço, ajudando a manter os actuais habitantes e a atrair, simultaneamente, novos residentes, novos visitantes e novas actividades", lê-se no site da CMP.

Foto
A amarelo está a zona de Santa Clara

A par do concurso e da exposição que dele nascerá, a Porto Lazer vai ainda promover iniciativas para "ajudar ao reconhecimento do local", pondo em destaque as potencialidades do mesmo para, por exemplo, acolher "eventos e intervenções artísticas em espaço público".

Sugerir correcção
Comentar