Ariel Arango
Foto
Ariel Arango

Chegou o iNstantes, um festival de fotografia que nunca é “maçador”

O iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes arranca esta sexta-feira, 2 de Fevereiro. Até 4 de Março, há 25 exposições para ver, de fotógrafos de oito países

É um festival de fotografia dedicado aos "diversos olhares que as pessoas têm sobre o mundo". O iNstantes está de volta e nesta quinta edição, que decorre de 2 de Fevereiro a 4 de Março, espalha 25 exposições por cinco pólos: Avintes, o epicentro de toda a acção, mas também outros locais de Vila Nova de Gaia, Lourosa, Castelo de Paiva e Porto. 

"Podemos ver retratos, imagens da natureza, macrofotografia, que não se tornam maçadores para quem vê", afirma Pereira Lopes, organizador do festival, que, enfatiza, "não tem um tema" específico.

Esta edição conta com mais de 20 fotógrafos de oito países, do Brasil à Índia, que aqui vão exibir as suas obras. Entre eles, estão o colombiano Ariel Arango, que fotografou o processo de confecção da famosa Broa de Avintes, o iraquiano Mustafa Habib, a apresentar o projecto Fragmentos de Choro, e o marroquino Amine Oulmakki.

Há também muitos autores portugueses para ver, nomeadamente Alfredo Cunha, que expõe A Norte, Mário Cruz, que leva o premiado projecto Talibes, Escravos dos Tempos Modernos. A Cuba de Carlos Lopes Franco e Luís Câmara, já destacada no P3, também estará em exibição no Mira Fórum, no Porto.

As expectativas estão, por isso, "altas", afiança o organizador. Até porque, diz, "o iNstantes tem-se vindo a tornar um ponto de encontro para fotógrafos de todo o mundo". O festival, que começou a ser pensado em 2012, teve a sua primeira edição em 2014, com apenas um local de exposição: Avintes. O sucesso que foi obtendo traduz-se também na dispersão geográfica. Este ano, para além dos cinco pólos já referidos, o festival estende um braço até Constanta, na Roménia, de 16 de Fevereiro a 16 de Março. Depois, em Abril, é a vez de São Miguel, nos Açores.

O tiro de partida é dado esta sexta-feira, às 21h30, em Avintes, na cerimónia de abertura, onde serão apresentados os fotógrafos participantes. Até 4 de Março, há muitas exposições para ver, mas também espectáculos de dança, concertos e eventos literários. A programação completa está disponível no site oficial e na página do Facebook.